domingo, 20 de agosto de 2017

Mensageiros do Armagedom' ou asteroides que podem ameaçar a Terra

Asteroides

Na sexta-feira (18) a NASA comunicou que o maior asteroide de toda a história de observações, o Florence, passará próximo da Terra.

No início do setembro ele vai passar diante do nosso planeta e depois nos deixará por mais de 500 anos. A agência disse que o corpo celeste não representa qualquer perigo para a Terra.

A Sputnik apresenta uma lista de asteroides que, ao contrário de Florence, são capazes de nos causar danos.

Eros

O 433 Eros é um dos maiores asteroides próximos da Terra. A história da sua observação tem mais de 100 anos. Em janeiro de 2012 o corpo celeste de quase 7 triliões de toneladas voou à distância de 27 milhões de km do nosso planeta, o que equivale à uma sexta parte da distância entre a Terra e o Sol.

Asteroide Eros

Apophis

De acordo com os especialistas, o asteroide 99942 Apophis poderá colidir com a Terra em 2036. Os cientistas têm certeza que isso acontecerá apenas caso o corpo celeste mude sua órbita depois da aproximação com a Terra em 2029. Os EUA já elaboraram um plano de uma missão que deve diminuir o risco de uma colisão com o asteroide, cujo diâmetro é de 0,370 km.

Asteroide Apophis

Duende

O objecto 2012 DA, ou seja 367943 Duende, assustou os astrónomos fortemente em 2012. O corpo celeste, que tem o peso de 130 mil toneladas, passou diante da Terra à distância de 28 mil quilómetros. No céu da Indonésia, o Duende foi observado a olho nu. Os cientistas julgam que ele voltará a "visitar" a Terra dentro de 30 anos.

Um diagrama que mostra o asteroide 2012 DA14 passando diante da Terra em 15 de fevereiro de 2013

Asteroide "da Crimeia"

O objecto espacial 2013 TV135, descoberto por cientistas do observatório da Crimeia, segundo os cálculos da NASA, poderá colidir com a Terra em 2032. Mas outros especialistas contestam esta possibilidade. No momento da descoberta, a chance de o asteroide colidir com a Terra era 1 para 6 mil, hoje é de 1 para 345 mil. Há vários anos que o objecto foi excluído da lista dos corpos celestes potencialmente perigosos.

Um diagrama que mostra a órbita do asteroide 2013 TV135 (linha azul)

YU55

Em 2011 o asteroide YU55 voou à distância de 325 mil km da Terra. O diâmetro dele é de 400 metros. O corpo celeste vai passar regularmente perto do nosso planeta, mas, segundo os cientistas, não vai causar danos.

Uma imagem do radar do asteroide 2005 YU55

Bennu

De acordo com especialistas da NASA, o asteroide Bennu é o que tem maior probabilidade de colidir com a Terra. Segundo aos cálculos da agência espacial, isso poderá acontecer no fim do século XXII. Em direcção ao asteroide foi lançado o aparelho OSIRIS-Rex, que vai estudá-lo. De acordo com os resultados do estudo, os cientistas vão elaborar um plano de defesa.

Asteroide Bennu

Florence

O asteroide Florence, com 4,4 km de diâmetro, passará perto da Terra à distância de 7 milhões de quilómetros. Isso deverá ocorrer em 1 de setembro deste ano. Os cientistas afirmam que esta aproximação não representa qualquer perigo. A próxima vez que o Florence se irá aproximar da Terra será pelo menos dentro de 500 anos.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...