quinta-feira, 10 de agosto de 2017

POR QUE RAZÃO ME INTERESSO TANTO PELA HISTÓRIA DE PORTUGAL?

Foto de Eduardo Amarante.

A meu ver, e salvo melhor critério, Portugal alberga, consciente disso ou não, a chave para guiar os sobreviventes de uma grande catástrofe, que se pode abater sobre a Humanidade !

Portugal nasceu dos planos de um iniciado borgonhês, São Bernardo do Claraval, que teve a visão de criar uma Europa, concretamente uma EUROPA UNIDA PELA FÉ CRISTÃ. O Conde D. Henrique, pai de D. Afonso Henriques, era da mesma cidade e seu amigo. Foi São Bernardo quem escreveu os estatutos da ORDEM TEMPLÁRIA e interveio junto do Papa para que um grupo de 9 cavaleiros se transformasse numa Ordem Religiosa Militar, de dimensão e poder como o mundo nunca tinha visto. Foi este São Bernardo quem também criou a ORDEM TEUTÓNICA. Enquanto a TEMPLÁRIA restabeleceu a governação cristã nas costas atlânticas da Península Ibérica, ocupando grande parte da antiga Lusitânia, a TEUTÓNICA criou uma barreira protectora no lado oriental da Europa, para impedir mais invasões asiáticas ou muçulmanas.

A secção Lusitana da ORDEM TEMPLÁRIA e a ORDEM TEUTÓNICA, mantiveram estreitos laços durante séculos. Lisboa tornou-se cidade ligada à Liga Hanseática. Cavaleiros portugueses, que acabaram por vencer os castelhanos na batalha de Aljubarrota, fizeram-se ao Mar Báltico para oferecer os seus serviços à Ordem Teutónica, com o intuito de salvar a Europa, facto pouco conhecido entre nós.

Mesmo após a dissolução da ORDEM TEMPLÁRIA, ordenada pelo Papa e a sua transformação em ORDEM DE CRISTO, podemos seguir uma linha de contactos constantes, secretos ou não, entre os cavaleiros portugueses e os alemães. Permito-me mencionar apenas alguns nomes para que mesmo o menos prevenido leitor, comece a ver como encaixam as peças do grande "puzzle":

A) A Rainha SANTA ISABEL, infanta de Aragão, era descendente do Imperador Frederico Barbarroxa, do Sacro Império Romano de Nação Germânica. Foi sua tia-avó, a SANTA ISABEL da Turíngia ( infanta da Hungria), a quem 1º se atribuiu o Milagre das Rosas. Ambas introduziram, em época de aflição, O CULTO DO ESPÍRITO SANTO, que se encontra patente em todas as versões do cristianismo, surgidas por acção directa dos verdadeiros apóstolos de Jesus Cristo.

B) Martinho da Boémia ( cartógrafo de D. João II );

C) Os irmãos Reinel ( cartógrafos de D. Manuel I );

D) Damião de Góis, que recebeu carta de nobreza do Imperador Carlos V e contactou os maiores cérebros alemães da sua época;

E) O Infante D. Pedro, que recebeu as suas esporas de ouro por combater ao serviço do Imperador Alemão;

F) e muitos milhares de alemães, que acompanharam a expansão portuguesa, tanto nas horas de glória como nas de derrota.

Milhares já tinham caído na tomada de Lisboa, em 1147, e o Papa declarou que a Igreja de São Vicente de Fora fosse construída por cima das suas ossadas; o túmulo do cavaleiro teutónico, Henrique de Bona, deu origem à Rua da Palma ( dos milagres ); grande parte dos tipógrafos, espingardeiros, artilheiros ao serviço luso, eram de origem germânica.

Geralmente não se fala disso, mas morreram mais de dez mil guerreiros alemães para que se erguesse o MUNDO PORTUGUÊS. Basta estudar mais a fundo o papel do Duque de Schomberg no século XVII; o do Conde Reinante de Schaumburg-Lippe no século XVIII; o do Rei Regente D. Fernando II ( von Sachsen Coburg Gotha), para se ver a continuação de interligações de cavaleiros teutónicos com Portugal.

Fala-se muito dos 2 casamentos régios entre a Grã-Bretanha e Portugal e de outros 2 entre a Itália e Portugal e de 1 entre a França e Portugal, mas poucos se dão conta de que houve ONZE CASAMENTOS entre as Casas Reinantes Lusas e as alemãs, tendo duas infantas portuguesas ocupado o trono imperial alemão.

Isto são apenas "dicas" para quem quiser estudar um pouco a ligação entre estes dois povos fronteiriços da antiga Europa, que se encontra agora perante o perigo de desmoronar. Não será simplesmente lógico esperar que estas Ordens Religiosas Militares, entradas na clandestinidade há muito, ainda existam e teçam os seus contactos ?

Nunca houve uma nação geograficamente tão pequena, que, com tão pouca gente, escreveu páginas tão significativas na evolução do ser humano, como a portuguesa !

Não terá havido quem quisesse compartilhar e integrar-se nesta tarefa ? Por alguma razão Fernando Pessoa disse: " ...A alma portuguesa deve estar com a sua irmã, a alma germânica..." e "...a meu ver, nada pode ter tão férteis resultados como uma aliança espiritual com a Alemanha, que, por ser nossa análoga psíquica, nos deve legar a continuação espiritual ..."

Talvez isto explique um pouco as razões que me levam ao estudo da História de Portugal. Todavia, há outra, muito mais simples e de maior peso: AMO PORTUGAL !"
Rainer Daehnhardt


Fonte: Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...