sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Novos painéis solares produzem 2000 litros de água potável por dia


Acesso a água potável é um problema que não existe para a maior parte das pessoas no mundo industrializado, onde basta abrir uma torneira para encher um copo de água límpida, e estações de tratamento de águas residuais ajudam a restabelecer o ciclo hidrológico de forma a não prejudicar a natureza. Fora do mundo industrializado, a água própria para consumo humano é um bem precioso de difícil acesso.

É aí que entra a Tenkiv, uma start-up sedeada na Califórnia, que está a desenvolver o Nexus, um sistema que converte energia solar em eletricidade e produz água ao mesmo tempo. Os painéis solares podem produzir até 6,12 kWh de energia diários, que podem ser usados para aquecimento e refrigeração, poupando energia da rede.

Quando usado para produção de água em vez de energia para uso caseiro, o Nexus utiliza um processo de osmose para des-salinazação, dando origem a um máximo de 2000 litros de água potável por dia, tornando-o ideal para comunidades isoladas em países em vias de desenvolvimento. Para desenvolver o Nexus, a Tenkiv conseguiu arrecadar mais de 50 mil dólares com apoios do Kickstarter.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...