quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Catástrofe iminente? Os vulcanólogos falam sobre a mega erupção temida nas Ilhas Canárias

Imagem relacionada

Análises preliminares mostram que a actividade magmática do vulcão Cumbre Vieja não pára.

O arquipélago das Canárias levantou alertas desde o início do mês, quando centenas de sismos começaram a aparecer na ilha de La Palma em torno de um vulcão que permaneceu inactivo há quase meio século. Os especialistas alertam para que a forte actividade do vulcão Cumbre Vieja poderia desencadear um mega tsunami que submergisse o noroeste da África e o sul do Reino Unido em questão de horas .

Diante de preocupações crescentes, uma equipe de cientistas foi enviada ao arquipélago espanhol para monitorizar os movimentos ao redor do vulcão e realizar diferentes tipos de análises nas águas subterrâneas perto do monstro. Os resultados dos testes preliminares reduziram o nível de alarme, pelo menos temporariamente .

"O Comité Científico para a Avaliação e Monitoramento de fenómenos vulcânicos (CCES) concluiu que a actividade vulcânica não oferece risco para a população, " disse o governo das Ilhas Canárias disse num comunicado, esclarecendo, no entanto, que a actividade magmática continua .

"Haverá monitoramento contínuo [...] já que o episódio não pode ser encerrado", acrescenta o documento.

De acordo com o National Geographic Institute of Spain (IGN), La Palma registou entre 13 e 15 de outubro uma centena de pequenos sismos, o maior dos quais atingiu 2,7 graus na escala Richter. Especialistas advertiram que uma erupção derivada dessa actividade poderia produzir um mega tsunami com ondas gigantes até 600 metros de altura.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...