terça-feira, 17 de outubro de 2017

Os sismos nas ilhas Canárias ameaçam um mega tsunami no Oceano Atlântico

Imagem relacionada

Se o vulcão Cumbre Vieja entrar em erupção, poderia produzir ondas até 600 metros que varreriam o noroeste de África e o sul do Reino Unido em questão de horas, dizem os especialistas.

Desde o final da semana passada, centenas de sismos de baixa intensidade atingiram a ilha espanhola de La Palma nas Canárias e o vulcão Cumbre Vieja, que, se entrar em erupção, teria consequências devastadoras para o sul do Reino Unido e noroeste de África.

De acordo com o National Geographic Institute of Spain (IGN), a ilha sofreu entre sexta-feira passada e sábado 44 sismos, o maior dos quais atingiu 2,7 graus na escala de Richter. No domingo, outro sismo atingiu 2,7 graus e, na segunda-feira, houve outro que chegou a 2,1, informou o jornal ' The Mirror '.

En total unos 68 sismos en esta serie desde hace 48 horas en el volcán #CumbreVieja de #LaPalma

No entanto, os especialistas dizem que centenas de mais movimentos afectaram as Canárias, mas sua pequena magnitude impediu sua medição. Nem mesmo os 86000 habitantes de La Palma sentiram os sismos, já que foram registados cerca de 28 quilómetros de profundidade.

Perigo de mega tsunami

Os movimentos sísmicos foram registados em torno do vulcão Cumbre Vieja, latente desde 1971. No entanto, se os sismos resultarem numa erupção, isso poderia ter sérias consequências.

De acordo com especialistas da Universidade da Califórnia e University College London, a forte actividade do vulcão poderia afectar o Oceano Atlântico e causar um mega tsunami com ondas gigantes até 600 metros de altura que avançariam a uma grande velocidade para o noroeste da África e sul do Reino Unido, que seria submerso em questão de horas.

Tentando reduzir os medos, David Calvo de Involcan, Instituto de Volcanologia das Ilhas Canárias, disse que "não há nada com que se preocupar", já que "o enxame" de tremores é algo que ocorre em vulcões activos e La Palma é o sistema mais activo nas Canárias ".

No entanto, ele reconheceu o que aconteceu é um "tipo de alerta para novos estudos".

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...