quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Cenário apocalíptico: Sol consumirá a Terra, destruindo Sistema Solar

Explosão do Sol

Astrónomos anunciam o momento em que o astro rei desaparecerá do Sistema Solar. Ao revelar o cenário apocalíptico, também deram uma boa notícia.

Ainda resta um longo caminho, mas cientistas já predisseram em que momento o Sol se converterá num gigante vermelho que consumirá a maioria dos planetas do Sistema Solar.

Apesar de termos uns 5.000 milhões de anos ainda pela frente, astrónomos conseguiram detalhar como brilhará o astro no momento em questão, que também causará estragos radioactivos e gravitacionais em corpos celestes exteriores.

Para descrever o processo, o maior radiotelescópio do mundo foi utilizado — ALMA (Atacama Large Millimeter Array), localizado em Atacama, Chile. Os observadores captaram, com ajuda da máquina gigantesca, outra estrela vermelha que em algum momento teve a mesma massa que o Sol, mas que, ao chegar à velhice, expandiu-se. Algo semelhante poderia acontecer com a Terra e o Sol no futuro, comunica a revista Nature.

Trata-se da W Hydrae, localizada a 320 anos-luz do nosso planeta, que se encontra na constelação de Hydra. O astro distante é muito similar ao Sol. Ao atingir "idade avançada", expandiu-se, desprendeu-se de sua massa e perdeu metade de sua temperatura. Assim, os planetas localizados na sua órbita que não foram devorados, são corpos celestes extremamente frios.
 
 
The orbit of the Earth will probably be pushed outwards as the Sun expands into a red giant #ANMOW 59 A recent view of W Hydrae gives some idea of what the future Sun will actually look like. The blue ring shows diameter of Earth's current orbit http://www.chalmers.se/en/researchinfrastructure/oso/news/Pages/Alma-image-of-red-giant-star-gives-a-surprising-glimpse-of-the-Suns-future.aspx …

​A órbita da Terra vai provavelmente sofrer alterações quando o Sol se expandir, transformando-se num gigante vermelho. As imagens recentes da estrela W Hydrae propõem algumas opções da aparência solar futura. As linhas azuis mostram o diâmetro da órbita terrestre actual

No entanto, há um balanço mundial, portanto, mesmo esse cenário apocalíptico poderá trazer algo positivo. O estudo indica que esses corpos também liberam materiais fundamentais para que outros mundos e luas voltem a ser habitáveis. Por isso, especialistas planeiam estudar que papel desempenhará esse processo na formação e no desenvolvimento do novo sistema planetário.
 
Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...