sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Debaixo do gelo da Antárctida pode haver um super vulcão

Lava (imagem referencial)

Os cientistas descobriram uma fonte de calor geotérmico conhecida como plumas mantélicas debaixo da superfície da Antárctida.

A descoberta feita por investigadores da NASA poderia explicar por que a camada de gelo está se derretendo progressivamente e também poderia ser um factor que contribui para a actual instabilidade da camada de gelo.

Esta pluma mantélica produz quase tanto calor como o super vulcão de Yellowstone e parece estar derretendo parte da Antárctida Ocidental a partir de baixo.

As plumas mantélicas levam o material quente para cima desde o interior da Terra e proporcionam magma para as erupções vulcânicas. A área sobre a pluma é o chamado ponto quente.

Os investigadores Helene Seroussi e Erik Ivins da NASA criaram um modelo de áreas de gelo derretido e congelação debaixo do gelo na região.

O seu modelo mostra a existência de uma pluma de magma expulsando cerca de 150 milivátios de calor por metro quadrado até à superfície da Antárctida Ocidental. Para comparar, o Yellowstone produz uns 200 milivátios de calor por metro quadrado.

Segundo a NASA, a pluma mantélica na região da Terra Marie Byrd formou-se entre 500 e 110 milhões de anos. Isto foi antes de a camada de gelo da Antárctida Ocidental ter surgido.

Faz quase 11.000 anos que a capa de gelo sofreu uma brusca redução quando ocorreram alterações climáticas globais. Alguns especialistas crêem que a pluma magnética foi um factor importante nesses eventos – em particular, a rápida diminuição da camada de gelo da Antárctida.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...