quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Alarme científico: esta é a razão pela qual o fundo do mar está afundando

Alarme científico: esta é a razão pela qual o fundo do mar está afundando
 
O aumento do nível de água de nossos oceanos pode ser muito maior do que se pensava anteriormente.

O solo de nossos oceanos está afundando pouco a pouco devido à crescente pressão exercida pelo aumento do nível de água nela, revela um novo estudo .

Os cientistas que realizaram a investigação asseguram que o impacto do aumento da temperatura da água tenha sido subestimado. Eles argumentam que o derretimento dos glaciares não só aumenta o nível do mar, mas também causa o afundamento do fundo do mar .

Por outras palavras, o que os pesquisadores dizem é que, para medir correctamente o aumento da água nos oceanos, não só a atenção deve ser dada "acima" (isto é, quanto o nível do mar sobe), mas também "abaixo" '(quanto cai o fundo do oceano).

"A mudança na distribuição da água aumenta a massa total do oceano e provoca que fundo oceânico se afunde, num fenómeno conhecido como deformação elástica. Devido às mudanças no equilíbrio entre a massa de gelo e a hidrologia terrestre, os oceanos têm estado a ganhar massa durante as últimas décadas, o que provoca um aumento na pressão sobre o fundo do mar. Esta crescente carga fará com que o fundo do oceano se afunda ", explicam.

Os pesquisadores utilizaram os dados recolhidos entre 1993 e 2004 para determinar que, durante esse período, o aumento da quantidade de água em nossos oceanos fez com que o fundo marinho se afundasse em cerca de 2,5 milímetros (0,13 por ano).
 
Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...