segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Cientistas descobrem nova característica em lua de Saturno que assemelha ainda mais à Terra


O corpo celeste é considerado o mais parecido com o nosso planeta em todo o Sistema Solar.

Titã, uma das muitas luas que orbita Saturno, tem nível do mar, segundo um novo estudo baseado nos dados recolhidos pela sonda Cassini, da NASA, antes de esta ter finalizado a sua missão a 15 de setembro do ano passado.

A investigação, dirigida por Alex Hayes, professor da Universidade de Cornell, nos EUA, revela que os mares da lua Titã mantêm a mesma elevação em toda a sua superfície, algo que também ocorre na Terra.

Isso implica que os corpos líquidos deste satélite natural estejam ligados através de alguma sistema semelhante aos aquíferos do nosso planeta.

O estudo, que também se valeu de um novo mapa topográfico, revelou a existência de novas montanhas nessa lua. No entanto, uma das principais conclusões às que se podia chegar graças à investigação é que a superfície de esta lua de Saturno é mais plana do que se pensava. Entre as novas elevações descobertas, nenhuma supera os 700 metros.

Titã é considerado um dos corpos celestes dentro do Sistema Solar que mais se parece com a Terra. Além disso, é o único que conta com líquido estável na sua superfície.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...