terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Descoberto um paraíso pré-histórico à beira de uma estrada em Israel


Arqueólogos israelitas descobriram um local pré-histórico raro próximo da cidade de Tel Aviv. Trata-se de um antigo “paraíso” para caçadores-colectores que viveram há 500 mil anos.

O local, próximo de uma estrada movimentada na cidade de Jaljulia, perto de Tel Aviv, em Israel, abrigava centenas de eixos de pedras e de outros artefactos pré-históricos. Os especialistas dizem que a área tinha um rio e vegetação e animais em abundância – ou seja, era o local perfeito para os humanos primitivos.

O responsável de arqueologia da Universidade de Tel Aviv, Ran Barkai, refere que o espaço está “incrivelmente preservado”, revela a BBC. O local “era como um paraíso”, sublinha Barkai, notando que os humanos primitivos se deslocavam até lá “repetidas vezes”.

“A água trazia pedaços de pedras das montanhas que eram usados para fazer ferramentas”, realça o arqueólogo, frisando que “também atraía animais” que eram “caçados e abatidos”.

“O local tinha tudo o que as pessoas pré-históricas precisavam“, salienta.

O sítio arqueológico foi encontrado entre Jaljulia e a auto-estrada 6, a cerca de cinco metros da superfície. As descobertas indicam que foi usado pelos antepassados dos humanos modernos, os chamados Homo erectus – a primeira espécie humana a caminhar completamente em pé.

Essa espécie era formada por homens um pouco maiores e mais fortes do que os humanos modernos, mas os seus cérebros não eram evoluídos.

A Autoridade de Antiguidades de Israel, IAA, que realizou a escavação que levou à descoberta, em conjunto com a Universidade de Tel Aviv, refere que as descobertas lançam uma nova luz sobre o período pré-histórico.

“A descoberta é incrível pelo estado de preservação das peças e pelas suas implicações na nossa compreensão dessa cultura material”, destaca à BBC o director de escavações da IAA, Maayan Shemer.

“Não há dúvida de que analisar estes achados em profundidade contribuirá significativamente para a compreensão do estilo de vida e do comportamento dos humanos durante o período”, acrescenta Shemer.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...