terça-feira, 2 de janeiro de 2018

NASA revela fotografia que mostra lua de Saturno a escorrer água em estado líquido

 

Antes de se sacrificar na atmosfera de Saturno, a sonda Cassini presenteou-nos com inúmeras imagens de cair o queixo do planeta anelado e das suas luas.

As missões para Saturno são caras e demoradas, devido à grande distância que nos separa daquele planeta. Além disso, provavelmente, não teremos imagens inéditas do astro num futuro próximo.

Uma das fotografias capturadas pela Cassini, em especial, mostra a lua Enceladus iluminada pela luz do sol, com os anéis de Saturno a servir de fundo.

A fotografia foi tirada a 6 de novembro de 2011, a uma distância de aproximadamente 145,000 quilómetros de Enceladus, mas divulgada pela NASA apenas na última semana de 2017. A Cassini terminou a missão a 15 de setembro de 2017.

Entretanto, é na nebulosidade logo abaixo de Enceladus que deve focar a sua atenção. Essa parte iluminada logo abaixo da lua são géiseres de água em estado líquido que estão a refletir a luz do sol, através do polo sul de Enceladus.

Isso significa que, por baixo do manto gelado do satélite, há água líquida que talvez esconda vida no interior da rocha.

Essa desconfiança aumenta com a hipótese de que movimentos de maré gerados pela ação gravitacional de Saturno possam causar calor na parte interna dos satélites. E tanto água quanto calor são dois elementos necessários para acolher vida da forma que a conhecemos.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...