quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Mistério resolvido: o “Portão para o Inferno” matava com gás


Uma antiga gruta na Turquia, conhecida como o “Portão para o Inferno”, está a ser estudada por cientistas que revelaram que as lendas que contavam que ninguém sobrevivia quando se aproximava do local eram reais.

A lenda era, afinal, quase toda verdadeira. Os cientistas decidiram investigar o mito e descobriram, se é verdade que ninguém conseguia sobreviver ao aproximar-se do “Portão para o Inferno”, por outro lado, não conseguiram comprovar o “sopro mortal” de um deus grego, como contava a história.

Os gregos antigos acreditavam que a cidade turca de Denizli – Portão de Hades, nomeada em honra ao deus romano do inferno, era uma passagem para o mundo dos mortos. Os contos diziam que ninguém resistia ao entrar na misteriosa gruta greco-romana de pedra nas ruínas de Hierápolis.

Por mais incrível que pareça, o grupo de cientistas, chefiado pelo professor Hardy Pfanz, da Universidade Duisburg-Essen, na Alemanha, revelou que estes foram mais do que meros contos.

No caso de Hierápolis, os antigos escritores descreveram o incrível fenómeno sem exageros.

O novo estudo, publicado no início do mês na revista Archaeological and Anthropological Sciences, explica que a gruta se encontra sobre a falha geológica de Badadag, o que significa que poderia sair da crosta terrestre gás nocivo que enchia a caverna.

Até hoje, as ruínas antigas ainda emitem altos níveis de dióxido de carbono que podem ser letais a pequenos animais.

“Na gruta sob o templo de Pluto, o gás carbónico tem uma concentração mortal de 91%“, sublinha a pesquisa. “Estes vapores ainda hoje são emitidos em concentrações que matam insetos, pássaros e mamíferos“.

Os gregos antigos acreditavam que a gruta estava repleta do “sopro mortal de Hades”, irmão de Zeus, o Deus do Sol, que foi encarregado de cuidar dos mortos e controlar o submundo.

Os cientistas conseguiram assim pôr fim a séculos de um mito que aterrorizou uma população inteira.

Fonte: ZAP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...