quinta-feira, 15 de março de 2018

Quando o asteróide EB4 passará perigosamente perto da Terra?

Aviso de asteróides: asteróide da NASA eb4

ASTERÓIDE EB4, uma rocha formidável das profundidades escuras do espaço, está dirigindo-se perigosamente para o nosso planeta. Mas quando os cientistas da NASA esperam que o EB4 passe pela Terra?

O asteróide EB4 aproxima-se cada vez mais do planeta a cada segundo que passa, ameaçando uma aproximação orbital próxima quando o asteróide se precipita para a Terra com uma força de cerca de 13 kms ou mais de 29.000 mph.

Os cientistas estimam as variantes monstruosas de asteróides em qualquer lugar de 21 a 52 metros de diâmetro.

Os últimos dados orbitais recolhidos pela NASA mostram que o EB4 está num caminho que passará pela Terra no início da manhã da sexta-feira, 16 de março.

De acordo com os dados da aproximação próxima da NASA, o EB4 chegará cerca das 5.59h TMG.

Espera-se que o EB4 passe o planeta dentro de 1.5 distâncias lunares ou 577.500,9 km. 

Isso significa que o asteróide se aproximará quase tão perto quanto a lua.

Felizmente, parece não haver ameaça de perigo imediato e o asteróide irá atravessar a Terra sem contacto.

Na verdade, o EB4 possui uma classificação de -5,94 na Escala de Perigo de Impacto Técnico de Palermo da NASA. Palermo Scales abaixo de -2 indica eventos com "nenhuma conseqüência provável".

O EB4 nem chegou à lista da NASA de Asteróides Potencialmente Perigosos (PHAs).

Os asteróides são categorizados como PHAs se forem maiores que 100m de diâmetro e correrem o risco de aproximar-se da Terra a 0,05 AU ou 7.479.894 km.

A agência espacial dos EUA explicou: "Os Asteróides Potencialmente Perigosos (PHAs) são actualmente definidos com base em parâmetros que medem o potencial do asteróide para fazer abordagens próximas ameaçadoras para a Terra.

"Especificamente, todos os asteróides com uma Distância de Intersecção da Órbita Mínima da Terra (MOID) de 0,05 au ou menos e uma magnitude absoluta (H) de 22,0 ou menos são considerados PHAs.

"Em outras palavras, os asteróides que não conseguem chegar mais perto da Terra (ou seja, MOID) do que 0,05 au (aproximadamente 7,480,000 km ou 4,650,000 mi) ou são menores que cerca de 140 m (~ 500 pés) de diâmetro (ou seja, H = 22,0 com albedo assumido de 14%) não são considerados PHAs ".

A realidade do assunto é que essas abordagens de asteróides são realmente muito comuns e centenas de toneladas de detritos espaciais caem na Terra todos os dias.

Defacto, entre o final de março, outros sete asteróides notáveis ​​irão balançar pelo planeta.

Depois, outros nove asteróides irão passar pela Terra em maio.

A NASA disse: "Todos os dias, a Terra é bombardeada com mais de 100 toneladas de poeira e partículas de tamanho de areia.

"Cerca de uma vez por ano, um asteróide de tamanho de um automóvel atinge a atmosfera da Terra, cria uma bola de fogo impressionante e queima-se até atingir a superfície.

"A cada 2.000 anos ou mais, um meteorito do tamanho de um campo de futebol atinge a Terra e causa danos significativos na área.

"Somente uma vez a cada poucos milhões de anos, um objecto grande o suficiente para ameaçar a civilização da Terra. As crateras de impacto na Terra, da Lua e outros corpos planetários são evidências dessas ocorrências ".

O próximo asteróide a passar pela Terra é asteróide 2018 EC1, que aparecerá no domingo 18 de março, dentro de 4,4 distâncias lunares.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...