terça-feira, 3 de abril de 2018

A 9 biliões de anos-luz: Hubble detecta estrela mais distante já vista

Supernova Refsdal

Conhecida como Icarus, essa estrela é a mais distante da Terra: localiza-se a 9 biliões de anos-luz de distância do nosso planeta.

Um grupo de astrónomos apresentou na revista Nature Astronomy os resultados da sua recente pesquisa sobre a estrela mais distante já observada.

Foi detectada em abril de 2016 atrás da aglomeração de galáxias MACS J1149.6+2223, graças às imagens do telescópio Hubble.

O efeito de lente gravitacional que permite usar as grandes aglomerações de galáxias como "lentes" naturais para ampliar a imagem dos corpos celestes que podem estar por trás, tornou possível que a luz procedente da estrela, chamada MACS J1149 LS1 também conhecida como Icarus, fosse ampliada em 2.000 vezes.

Segundo as estimativas científicas, Icarus sformou-se aproximadamente há 4.400 milhões de anos depois do nascimento do Universo como resultado do Big Bang — momento em que nosso Universo teve cerca de um terço de sua idade actual — e que está afastada a 9 biliões de anos-luz da Terra.

A aglomeração de galáxias MACS J1149+2223, que serviu de "lupa", situa-se à distância de 5 biliões de anos-luz do nosso planeta.

Com as imagens obtidas através do Hubble, onde aparece a distante estrela, os astrónomos primeiro tentavam detectar a última aparição da explosão da super nova Refsdal. Mas além dela, conseguiram também descobrir Icarus.

Estrela MACS J1149+2223 conhecida também como Icarus

A descoberta de Icarus representa uma nova forma de estudar as estrelas nas galáxias distantes e sua evolução.

"Mesmo como a explosão da super nova Refsdal, a luz desta estrela distante foi intensificada e tornou-se visível para Hubble", comentou um dos autores principais do estudo, Patrick Kelly, da Universidade de Minnesota (EUA).

"Esta estrela está pelo menos 100 vezes mais distante do que a próxima estrela individual que fomos capazes de estudar, exceto pelas explosões de super novas", agregou.

Fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...