segunda-feira, 2 de abril de 2018

África está a dividir-se em duas partes?

Continente africano

No continente africano apareceu uma enorme fissura de 15 metros de profundidade e 20 metros de largura. Segundo avisam cientistas, o continente africano está separando-se em dois.

Além disso, quando o fenómeno surgiu, provocou muitos danos, isto é: destruiu estradas, linhas eléctricas e edifícios residenciais. 

Neste contexto, a especialista em geologia Lucía Pérez Díaz explicou ao The Conversation quais são as possíveis causas do acidente geográfico.

A especialista observou que a Terra sempre sofre várias alterações, sem que notemos. As placas tectónicas são um bom exemplo desse processo. Elas não permanecem estáticas, e seu movimento permite supor que o continente africano está partindo-se em dois.

Às vezes, o movimento das placas tectónicas resulta no seu rompimento.

Um exemplo deste tipo de fenómeno seria o Rifte Africano Oriental — uma fissura de mais de 3.000 quilómetros de extensão.

Provavelmente é este rifte que provocará a divisão do continente em duas partes.

Não obstante, o aumento das fissuras é um processo muito lento. Por exemplo, o movimento das placas nessa região ocorre com velocidade de 2,5 a 5 centímetros por ano.

Ou seja, devem passar milhões de anos antes que a fissura se torne tão grande que a água do oceano a inundará por completo.


It will take millions of years, but Africa will eventually split into two unequal parts with a new sea forming between them.https://www.ibtimes.co.in/africa-splitting-into-two-large-pieces-along-somalia-kenya-765527 …

​África está separando-se em duas partes ao longo da Somália e o Quénia

Levará milhões de anos, mas África finalmente separar-se-á em duas partes desiguais e um novo mar se formará entre elas.

O recente surgimento da fissura no Quénia contribui para a divisão do continente. Os especialistas destacam que fenómenos parecidos frequentemente resultam de actividade sísmica ou vulcânica.


Fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...