segunda-feira, 30 de abril de 2018

BAYOU – Será o princípio do fim da profissão de programador?

Ilustração de programador com inteligência artificial

A profissão de programador, mais na vertente de “debitar código”, parece ter já os dias contados, isto porque foi “inventado” um software que recorre à Inteligência Artificial para programar.

Chama-se BAYOU e foi desenvolvida por uma equipa de cientistas da computação da Universidade de Rice, que recebeu financiamento dos militares e da Google.

BAYOU – O programador de apps em Android

BAYOU é uma ferramenta de aprendizagem profunda que funciona como um mecanismo de pesquisa para codificação: diga que tipo de programa deseja criar com algumas palavras-chave, e este software devolverá código java que fará o que está à procura, com base no seu melhor palpite.

A ferramenta foi desenvolvida por especialistas da Universidade de Rice e as verbas para a criação deste software foram disponibilizadas pelo exército americano e pela gigante das pesquisas, a Google. Num estudo publicado no início deste mês, o BAYOU foi descrito com fases de desenvolvimento e quais os tipos de problemas que pode ajudar os programadores a resolver.

Basicamente, o sistema BAYOU leu o código fonte de cerca de 1500 aplicações Android, algo como 100 milhões de linhas de Java. Todo esse código foi alimentado através da rede neuronal do BAYOU, resultando em AI que pode, sim, programar outro software.


Se o código que o BAYOU leu incluísse qualquer tipo de informação sobre o que o código faz, então o BAYOU também aprendeu o que esses programas pretendiam fazer e como eles funcionam. Essa informação contextual é o que permite à IA escrever software funcional baseado em apenas algumas palavras-chave e informações básicas sobre o que o programador deseja.

Para o mundo da informática pode ser uma boa notícia, isto é, com este tipo de aplicação de programação, baseada na Inteligência Artificial, será muito mais fácil qualquer pessoa, mesmo sem grandes conhecimentos na área de programação, criar software. Basta dar algumas linhas mestre do objetivo final, alguns exemplos funcionais e a IA irá gerar exemplos de código ou até poderá ser usado para analisar código escrito sobre determinado cenário de execução.

Neste momento, a aplicação BAYOU ainda está nos inícios da sua carreira e a equipa por trás dela ainda está à procura de cenários onde a sua tecnologia funcione e seja necessária.


Mas poderá substituir os programadores totalmente?

Não, pelo menos por agora este sistema apenas gera esboços de um programa, linhas de código relevantes para o trabalho que o programador está a fazer. Esses esboços ainda precisam de ser reunidos no trabalho maior e podem ter que ser adaptados ao projeto em questão.

Mesmo que a tecnologia esteja já a gatinhar, esse é um passo importante na procura de um programador de inteligência artificial, um objetivo de longa data para investigadores das ciências da computação. Outras tentativas de criar algo como BAYOU exigiam restrições extensas e estreitas para orientar os programadores em direção ao tipo correto de código.

Como o BAYOU pode trabalhar com apenas algumas palavras-chave, este consome menos tempo e é muito mais fácil de usar no geral para os operadores humanos.

Fonte: Pplware

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...