sábado, 28 de abril de 2018

Esta lula estranha é diferente de qualquer outra que os cientistas já viram


Biólogos marinhos encontraram uma lula diferente de qualquer outra que já tinham visto antes e suspeitam que possa representar uma nova espécie para a ciência.

O animal foi descoberto pela tripulação da Okeanos Explorer, uma embarcação de pesquisa da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, dos EUA. Os investigadores avistaram a criatura sob as ondas do Golfo do México, na zona mesopelágica, a uma profundidade de cerca de 850 metros.

A lula nadava numa posição muito incomum, com os tentáculos dobrados para trás, o que parecia uma postura defensiva, mas num nível extremo – tanto que parecia quase completamente diferente de uma típica lula.

A sua forma de nadar lembrava um nautilóide, e a sua coloração lembrava a de uma lula-vampira-do-inferno – um cefaloide que se parece com lulas e polvos. Por enquanto, os cientistas acreditam que pode ser uma lula misteriosa chamada Discoteuthis discus, que só é conhecida a partir de espécimes mortos e incompletos.

No entanto, uma vez que os cientistas não recolheram o animal, não conseguem estabelecer isso apenas pela filmagem que fizeram.

A equipa não sabe o que a lula come, ou como obtém a sua comida, nem a razão pela qual a sua postura é tão estranha – se é camuflagem, um sinal de doença, uma maneira de otimizar a recolha de alimentos ou outra coisa.

Outras lulas foram observadas em postura semelhante, mas esta era diferente. “Era realmente extremo”, disse o biólogo Mike Vecchione à National Geographic. “Um par de tentáculos estava dobrado na parte de trás, outro dobrado para baixo, e um par a sair para o lado.”

Mergulhos futuros podem revelar mais informações sobre o comportamento e as características do animal, que ajudarão os cientistas a identificar a lula – se é uma espécie já conhecida pela ciência a comportar-se de forma estranha, ou se é algo completamente novo.


Fonte: ZAP 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...