domingo, 8 de abril de 2018

Humanos criam uma barreira em torno da Terra

Estamos a mudar a Terra e também o espaço

Em 2017, as sondas espaciais da NASA detectaram uma ‘barreira’ maciça e feita pelo homem ao redor da Terra. Os testes confirmaram que está realmente a ser afetado o clima espacial muito além da atmosfera do nosso planeta.

Será que estamos a marcar negativamente o universo para lá do nosso planeta?

Esta descoberta agora comentada pela NASA traz algumas certezas: esta barreira tem um efeito no clima espacial que vai muito além da atmosfera do nosso planeta. Isso significa que não estamos apenas a mudar a Terra, estamos também a mudar o espaço.

Estas alterações fazem crer que teremos de registar uma nova era geológica, provocada pela humanidade.

Planeta Terra – Nem tudo são más notícias

Esta influência do homem sobre a natureza tem, quase sempre, um resultado nefasto e prejudicial. Contudo, neste caso, como podemos ler na revista Science Space Reviews, isto é uma boa notícia. Ao contrário da nossa influência no próprio planeta, esta bolha que criamos no espaço é benéfica para a humanidade.

Em 2012, a NASA lançou duas sondas espaciais para observar os cinturões de Van Allen. O nosso planeta é cercado por dois desses cinturões de radiação (e um terceiro temporário): o interno estende-se por 640 a 9.600 quilómetros acima da superfície da Terra, enquanto o externo está a uma altitude de aproximadamente 13.500 a 58.000 quilómetros.


No ano passado, as Sondas Van Allen detectaram algo estranho, pois monitoravam a atividade de partículas carregadas presas no campo magnético da Terra – essas descargas solares perigosas estavam a ser mantidas à distância por algum tipo de barreira de baixa frequência.

Quando os cientistas investigaram, descobriram que essa barreira estava a afastar ativamente os cinturões de Van Allen da Terra nas últimas décadas e agora, os limites inferiores das correntes de radiação estão realmente mais distantes de nós do que nos anos 60.

Então, o que mudou?

Um certo tipo de comunicação, chamado de comunicação por rádio de Frequências Ultra Baixas (VLF), tornou-se muito mais comum agora do que nos anos 60, e a equipa da NASA confirmou que pode influenciar como e onde certas partículas no espaço se movem.

Por outras palavras, graças ao VLF, temos agora um clima espacial antropogénico (ou feito pelo homem).

Várias experiências e observações descobriram que, sob as condições certas, os sinais de comunicação de rádio na faixa de frequência VLF podem de facto afetar as propriedades do ambiente de radiação de alta energia ao redor da Terra.

Referiu um membro da equipa, Phil Erickson, do MIT Haystack Observatory, em Massachusetts, em 2017.

A maioria de nós não tem muito a ver com os sinais de VLF na vida cotidiana, mas são um dos pilares de muitas operações de engenharia, científicas e militares.


A importância das comunicações VLF

Com frequências entre 3 e 30 kilohertz, estas frequências são fracas demais para transmissões de áudio, mas são perfeitas para transmitir mensagens codificadas em longas distâncias ou em águas profundas.

Uma das utilizações mais comuns dos sinais VLF é a comunicação com submarinos de águas profundas, mas como os seus grandes comprimentos de onda podem-se difundir em grandes obstáculos como montanhas, também são usados ​​para obter transmissões em terrenos difíceis.

Nunca foi a intenção de os sinais de VLF irem a qualquer lugar que não seja na Terra, mas acontece que eles estão a sair para o espaço ao redor do nosso planeta, e demoraram o suficiente para formar uma gigantesca bolha protetora.

Quando as Sondas de Van Allen compararam a localização da bolha VLF aos limites das cinturas de radiação da Terra, descobriram o que inicialmente parecia ser uma coincidência interessante:

A extensão externa da bolha VLF corresponde quase exatamente à borda interna da radiação das cinturas de Van Allen.

Referiu a Nasa

Mas uma vez que perceberam que os sinais VLF podem realmente influenciar o movimento das partículas carregadas dentro dessas cinturas de radiação, perceberam que a nossa barreira não intencional feita pelo homem foi progressivamente empurrando-os de volta.


Há mais exemplos de influência antropogénica?

Embora a nossa bolha protetora de VLF seja provavelmente a melhor influência que nós humanos fizemos no espaço ao redor do nosso planeta, certamente não é a única – temos deixado a nossa marca no espaço desde o século 19 e particularmente nos últimos 50 anos, quando as explosões nucleares foram usadas com toda a raiva.

Essas explosões criaram cinturas de radiação artificiais perto da Terra que resultaram em grandes danos a vários satélites.

Outros impactos antropogénicos no ambiente espacial incluem experiências de liberação química, aquecimento por ondas de alta frequência da ionosfera e a interação de ondas de VLF com as cinturas de radiação.

Explicou a equipa da Nasa.

O astrónomo Carl Sagan queria encontrar indícios inequívocos de vida na Terra de cima para baixo – acontece que há imensos se a procura for nos locais certos.


Fonte: Pplware

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...