quarta-feira, 4 de abril de 2018

NASA planeia quebrar barreira do som sem estrondo

Resultado de imagem para NASA planeia quebrar barreira do som sem estrondo

O avião de carreira da série X-planes projetado pela NASA terá a missão de quebrar a barreira do som sem produzir o característico estrondo, informou a agência espacial americana esta terça-feira, 3 de abril.

A NASA fechou um contrato de 247,5 milhões de dólares (cerca de 201 milhões de euros) com a Lockheed Martin para conceber, construir e testar o novo avião, que poderá descolar já em 2021, segundo a agência espacial.

Se tudo ocorrer como previsto, o avião fará "o barulho de uma porta de automóvel a fechar", de 75 decibéis, voando a cerca de 16.800 metros e a uma velocidade de 1.560 km/h.

Um vídeo na NASA revela que o aparelho tem uma forma muito fina e alongada, com canards diante da cabine e duas asas delta com um ângulo muito agudo.

A partir de 2022, a NASA pretende sobrevoar com seu X-plane algumas cidades americanas para recolher dados e obter comentários da população.

A aviação supersónica comercial, que durante algumas décadas serviu apenas uma elite de passageiros, acabou com o último voo do Concorde franco-britânico em 2003.

Um avião capaz de voar de forma relativamente silenciosa zonas habitadas poderia revolucionar o transporte aéreo de passageiros e de carga.

O orçamento garantido pelo presidente Donald Trump garante o financiamento do projeto e poderá "abrir um novo mercado para as companhias americanas de construção de aviões, criando empregos e reduzindo para metade a duração dos voos.


Fonte: SAPO24

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...