quarta-feira, 11 de abril de 2018

Pesquisadores descobrem 'zona de sombra' na Terra que pode ameaçar todos nós

Geleiras da Groenlândia (Foto de arquivo)

Os cientistas noruegueses descobriram uma área "de sombra" na camada de gelo na Gronelândia, onde o gelo está se derretendo muito rapidamente. Isso, por sua vez, tem um impacto sobre o aumento do nível do mar e ameaça com inundação grandes áreas costeiras em todo o mundo, relata um portal científico.

De acordo com o Science Alert, os cientistas noruegueses descobriram uma área "de sombra" na camada de gelo da Gronelândia formada por uma mistura de poeira e fuligem.

À medida que o gelo se derreter rapidamente nesta área, este processo vai afectar o aumento do nível do mar, criando em vastas áreas costeiras por todo o mundo um risco de inundação, advertem os pesquisadores.


​Segundo a mídia, o comprimento da zona "de sombra" é de 400 quilómetros e a largura máxima é de 100 quilómetros. O problema é que as algas escuras crescem neste território, o que muda a cor do gelo. Como resultado, o gelo perde sua capacidade de reflectir os raios do sol e, assim, derrete mais rapidamente.

Por sua vez, a água contribui para o crescimento das algas, por isso a área "de sombra" aumenta. Assim é desencadeado um mecanismo que se auto alimenta, acelerando o derretimento do gelo.

Os especialistas dizem que a contribuição mais importante para a redução do volume de gelo vem da fuligem em consequência de incêndios florestais e outros processos de combustão. Eles são responsáveis por 73% das mudanças na capacidade da superfície do gelo para reflectir os raios solares.

Fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...