sábado, 7 de abril de 2018

Software português usa expressões faciais como meio de interação com o computador

Software português usa expressões faciais como meio de interação com o computador

Criado para ajudar pessoas sem mobilidade ou com mobilidade reduzida, o Smile-Access quer garantir a todas as pessoas um acesso igual à tecnologia. Mas precisa de financiamento.

A ideia partiu de Andreia Matos para ajudar a sua prima Bárbara que sofre de uma doença neuromuscular degenerativa e que não tem qualquer tipo de mobilidade. E passou por estabelecer e reforçar os mecanismos de comunicação a partir da interacção com um computador.

A terminar um mestrado em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humana, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Andreia criou o Smile-Access, um software que reconhece e traduz expressões faciais em cliques de rato ou toque de teclas, para que o utilizador consiga interagir com o computador.

Mas, para que as pessoas tenham o Smile-Access é preciso que este se torne um produto e, para isso, é preciso financiamento. Já foi criada uma campanha de crowdfunding para arranjar o valor necessário para a aquisição da licença de um dos ambientes de programação e para o design e multimédia usados no software.

Quem quiser contribuir pode fazê-lo dos dez aos 80 euros, sendo que o valor que se pretende alcançar é de 1.600 euros no total.

A campanha está a decorrer aqui até ao dia 30 de abril e, de momento, já atingiu 76% do seu objetivo.

Fonte: SAPOTEK

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...