quarta-feira, 16 de maio de 2018

Astrónomos detetam buraco negro que engole um sol em poucos dias


Este é o buraco negro mais voraz detetado: consegue engolir um sol a cada poucos dias e brilha de uma forma bastante intensa.

Christian Wolf, da National University Research School of Astronomy and Astrophhysics, da Austrália, revela que «este buraco negro está a crescer tão rapidamente que é milhares de vezes mais brilhante do que qualquer galáxia, devido a todos os gases que engole diariamente e que causam bastante fricção e calor».

Os investigadores estimam que este buraco negro tenha o tamanho de 20 mil milhões de sóis e capacidade de engolir massa equivalente a um sol a cada poucos dias, o que o faz crescer 1% a cada milhão de anos, noticia a Cnet.

O SMSS J215728.21-360215.1 é um quasar, ou buraco negro supermassivo, e está a emitir luz ultravioleta e raios-X a um ritmo tão intenso que, se estivesse na Via Láctea, tornaria impossível a vida na Terra. Não existem motivos para preocupação para já, uma vez que este quasar está localizado a 12 mil milhões de anos luz de distância e data do início do universo.

«Não sabemos como é que este buraco cresceu tanto, tão rapidamente nos primeiros dias do universo», explica Wolf.

Fonte: EI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...