domingo, 20 de maio de 2018

Austrália está a pavimentar estradas com tóner de impressora reciclado


Já tínhamos conhecimento da utilização de borracha de pneus triturados para ajudar a pavimentar ruas e estradas e também de sacos plásticos convertidos em “asfalto” no Gana… mas hoje vamos um passo mais adiante e apresentamos o TonerPave.

A Austrália desenvolveu uma nova técnica de pavimentar ruas e estradas, o TonerPave. Além de ser 40% menos poluente, a tecnologia é mais barata e durável.

A nova tecnologia, que emergiu da parceria entre duas empresas do ramo, a Downers e a Close The Loop, utiliza uma mistura onde contempla o tóner usado nas impressoras, reduzindo assim a produção de CO2.

Além de ser menos poluente, o método é tão eficaz quanto o asfalto tradicional na reparação de buracos e fendas nas ruas. Podem ser usados 100 cartuchos de tóner para cada tonelada de asfalto. Os testes também mostraram maior rigidez no pavimento com o uso deste material, aumentando assim a sua durabilidade e, consequentemente, um melhor custo.


O TonerPave já está a ser usado em estradas australianas para pavimentar ruas e avenidas. O material não requer equipamento especial para a sua aplicação, pois pode ser aplicado com o mesmo equipamento utilizado pela impermeabilização à base de betume usado no método tradicional.

O principal produto da mistura TonerPave é o polímero modificado de tóner, MTP (Modified Toner Polymer) na sua sigla em inglês. Este polímero é feito com resíduo de tóner em pó, que se torna predominantemente plástico, mas também tem cera, alguns minerais e pigmentação na sua composição.


Desde 2001, aproximadamente 22.000 toneladas de cartuchos de tóner e tinta foram reciclados. Do total, 80% eram cartuchos de toner. A empresa reserva 30% do material para a própria indústria. O restante, aproximadamente 1.600 toneladas de pó de tóner, é usado como matéria-prima para o TonerPave.

A empresa diz que os números poderiam ser melhores se a população australiana reciclasse mais esse tipo de material. Atualmente, muitos australianos deitam os toners no lixo comum, o que dificulta o acesso ao material.

Fonte: Pplware

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...