quarta-feira, 16 de maio de 2018

Brevemente vai acontecer o maior eclipse lunar do século

Resultado de imagem para O maior eclipse lunar do século acontecerá em breve

Veja pessoas vivas, pois em alguns meses veremos o maior eclipse lunar total até agora neste século, a Lua ficará vermelha.

Um eclipse lunar total é causado quando a Lua passa pela sombra da Terra, conhecida como a umbra. Isso ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados. É como um eclipse solar total, mas desta vez somos nós que eclipsamos o Sol, e somos muito maiores, então a Lua inteira está envolta em sombras.

A 27 de julho de 2018, teremos um eclipse lunar total que durará uma hora e 43 minutos, começa às 22:22 UTC. Será visível na maior parte de África, Oriente Médio, Índia, Austrália e também em algumas partes da Europa.

Este eclipse lunar total é especialmente longo porque a Lua passará quase pelo centro da umbra. Se é mais para o lado, não dura tanto tempo. Se perder completamente a umbra, poderemos obter um eclipse lunar parcial, quando passar pela sombra penumbral circundante da Terra.

Esta é a face da Terra que será visível durante o tempo do maior eclipse, às 22h22. Wikimedia Commons

A posição da Terra na sua órbita também desempenha um factor. Como observa Earthsky , a 27 de julho, a Terra estará no seu ponto mais distante do Sol, conhecido como seu apogeu, o que significa que ela lança uma sombra maior. E na mesma data, a Lua estará no seu ponto mais distante na sua órbita mensal ao redor da Terra, conhecida como apogeu lunar. Estas combinações dá-nos um eclipse especialmente longo.

Este será o eclipse mais longo do século XXI. O eclipse lunar mais longo anterior foi a 16 de julho de 2000. Que durou uma hora e 46,4 minutos, o que é um pouco abaixo do tempo máximo possível para um eclipse lunar - uma hora e 47 minutos.

Durante um eclipse lunar total, a Lua não fica apenas escura. Ela realmente fica vermelha, porque mais luz do Sol atinge sua superfície e é refractada pela atmosfera da Terra, já que ela tem mais para percorrer. É semelhante como os amanheceres e entardeceres aparecem vermelhos em nosso céu.

A Lua irá quase pela umbra da Terra. Wikimedia Commons

Outro ponto interessante a ser recordado é a lacuna entre o último eclipse mais longo de 2000 e este, que é de 18 anos. Isso é conhecido como ciclo Saros, o que significa que eles “compartilham uma geometria muito similar”, de acordo com a NASA. O próximo neste ciclo será em 2036 e, em seguida, 2054.

Então, se estiver num dos locais mencionados acima em julho, fique de olho. Terá a sorte de um eclipse lunar que não será vencido até o século 22.

Fonte: IFLSCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...