segunda-feira, 21 de maio de 2018

Cientistas chineses descobrem origem de 'sinais extraterrestres'

Satélite dos EUA

Cientistas chineses encontraram uma nova explicação para as misteriosas rajadas rápidas de rádio, quando em apenas alguns milissegundos é emitida uma grande quantidade de energia. Uma das hipóteses sugere que o fenómeno se deve a actividades de civilizações extraterrestres, mas especialistas chineses apontam para outra origem.

A primeira rajada rápida de rádio foi detectada em 2001 por um radiotelescópio na Austrália e, desde, então foram registadas dezenas de outros casos deste fenómeno. Entre as possíveis razões são indicadas a fusão de estrelas de neutrões ou a transformação de pulsares pesados em buracos negros (blitzar). Mas nem todos os especialistas aceitam estas hipóteses.

Cientistas da Universidade de Nanquim, China, acreditam que os "sinais extraterrestres" são originados por um tipo específico de estrelas de neutrões — as "estrelas estranhas", informa a revista Science Alert. Nos núcleos destes corpos celestes se forma uma "sopa" de quarks, constituída por três tipos de partículas, conhecida como "matéria estranha".

Segundo a teoria dos especialistas chineses, nas estrelas às vezes se forma uma matéria de hádrons (constituída por neutrões) que é desalojada da estrela, formando uma crosta na sua superfície. Com o tempo, a crosta fica mais pesada e, em dado momento, se despedaça.

Uma estrela de quarks sem crosta se torna por algum tempo uma fonte de pares de electrões posítrões, gerando um campo eletromagnético e fazendo com que os electrões e posítrões acelerem até velocidades próximas da velocidade da luz. Ao acelerarem, as partículas emitem uma radiação coerente que é detectada como uma rajada de rádio.

Em seguida, a crosta se recupera e o ciclo se repete. A formação de nova crosta de hádrons pode levar muito tempo, o que explica os casos raros de rajadas rápidas de rádio.

Fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...