quarta-feira, 23 de maio de 2018

Descobertas 481 moedas romanas dos séculos I ao III em Braga


Um museu em Braga descobriu 481 moedas romanas datadas do século I ao século III que permitem perceber o circuito de comércio no Mediterrâneo na época do Império Romano.

Esta quarta-feira, o Museu Pio XII, em Braga, anunciou a descoberta de 481 moedas romanas datadas do século I ao século III que permitem perceber o circuito de comércio no Mediterrâneo na época do Império Romano. O anuncio foi feito pela diocese de Braga.

“No total são 481 moedas, um tesouro que estava no muro de uma segunda domus que descobrimos com esta sondagem. São coisas únicas, temos uma moeda do século I, moedas do século II e III, que permitem perceber o circuito de comércio à volta do Mediterrâneo”, explicou à Lusa o diretor do museu, José Paulo Abreu.

De acordo com o responsável, as moedas, encontradas numa sondagem geofísica realizada pelo museu há dois anos, “foram cunhadas desde a Síria, Turquia, Alemanha e França”.

Os trabalhos, realizados em 2016, revelaram também “toda a Braga Romana” debaixo do edifício do próprio museu, que pertence à diocese da cidade.

José Paulo Abreu adiantou ainda estar nos planos do museu continuar a explorar “o que está ali por baixo”, existindo “uma candidatura para isso“, mas que ainda não tem resposta. O Museu Pio XII ocupa um quarteirão no centro de Braga.

“Temos a possibilidade de pôr à mostra quatro casas romanas, da elite, com arruamentos, muros e os fragmentos que aparece nessas coisas, como cerâmica do alto ao baixo império, vidros, metais”, apontou o diretor.

A partir de hoje, as moedas descobertas estão em exposição no Museu Pio XII.

Fonte: ZAP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...