quinta-feira, 10 de maio de 2018

Investigadores querem ensinar robots a saltarem como aranhas

Resultado de imagem para Investigadores querem ensinar robots a saltarem como aranhas
Para isso foram captados vários saltos de uma aranha chamada Kim.

Um grupo de investigadores da Universidade de Manchester, no Reino Unido, tomou uma abordagem pouco convencional no que diz respeito ao desenvolvimento de robots, a qual passou pela observação de saltos de uma aranha chamada Kim pertencente a uma espécie conhecida como aranha-saltadora.

Fiel ao nome, esta aranha conseguem saltar pelo menos 60 milímetros, o que é impressionante tendo em conta que medem cerca de 15 milímetros de comprimento. Enquanto estas aranhas conseguem saltar seis vezes o seu tamanho, os seres humanos conseguem saltar apenas 1.5 vezes. A aranha-saltadora é assim a espécie perfeita para ser observada com o objetivo de ensinar os robots do futuro a dar saltos de forma mais eficaz.

Foram portanto captados em vídeo vários tipos de saltos da aranha Kim, vídeo este que pode ver acima. “As aranhas planeam tudo, têm de executar saltos exatos e precisos para apanharem as suas presas o mais rápido possível e o mais precisamente possível”, apontou em conversa com a BBC um dos investigadores, Mostafa Nabawy.

Uma vez captados os vídeos, a equipa da Universidade de Manchester fará agora uma análise extensiva aos mesmos de modo a tecer conclusões que venham a beneficiar futuros robots.


Fonte: NM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...