quinta-feira, 24 de maio de 2018

Mistério celestial: Enigma dos estranhos jactos de gás do cometa de Rosetta resolvido

Mistério celestial: enigma de estranhos jatos de gás do cometa de Rosetta resolvido (VÍDEO)

Os astrónomos que estudaram os estranhos "jactos como o nascer do sol" projectando-se no cometa Rosetta e no espaço acreditam que finalmente resolveram o mistério em torno do estranho comportamento da rocha em forma de pato.

Os jactos, que atingem vários quilómetros no espaço, foram identificados em missões espaciais desde 1986. Desde sua descoberta, porém, cientistas tentaram entender os processos na superfície que causam as projecções misteriosas - e o que eles revelam. sobre o cometa em si.

Em 2014, a missão Rosetta, da Agência Espacial Europeia, pousou no cometa, que é oficialmente chamado 67P / Churyumov-Gerasimenko, e passou quase dois anos estudando como, todas as manhãs, o cometa se transforma rotineiramente de rocha quase morta em fenómeno.

 New #science result from #Rosetta: The complex shape & topography of #comet #67P determines the distribution of gas & dust in its atmosphere, creating stunning jets like these 

A missão registou mais de 70.000 fotos durante o processo e descobriu que a actividade matinal é causada pela geada, que se forma à noite na superfície fria do cometa. Quando a manhã chega e os raios do sol tocam o revestimento gelado, ela começa a evaporar.

"Quando o sol nasce sobre uma parte do cometa, a superfície ao longo do terminador se torna quase instantaneamente activa", explica o pesquisador Xian Shi. "Os jactos de gás e poeira, que observamos em coma, são muito confiáveis: eles são observados todas as manhãs nos mesmos lugares e de forma semelhante ”.


A nova pesquisa revelou que a forma peculiar e a topografia pontiaguda do cometa são responsáveis ​​pelo fenómeno. Os pesquisadores analisaram imagens da região do "pescoço" do cometa, que liga seus dois lóbulos. Eles usaram simulações de computador para obter uma melhor compreensão dos processos de condução.

A geada evapora rapidamente formando regiões fortemente iluminadas e muito mais lentas de áreas em altitudes mais baixas ou na sombra. Além disso - semelhante e funciona como uma lente óptica - os poços e outras estruturas côncavas no cometa praticamente concentram as emissões de gás e poeira. Esses dois efeitos foram decisivos na criação dos jactos.

Num cometa com uma forma mais padronizada, as estruturas não seriam tão proeminentes, significando que gás e poeira seriam distribuídos de maneira muito mais uniforme. “A forma complexa do cometa Rosetta dificulta muitas investigações. Mas para este estudo foi uma benção ”, disse Shi.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...