sábado, 26 de maio de 2018

Observado Meteoro ou Bólido sobre São Paulo


Grande bólido observado sobre o estado de São Paulo.

Recebemos, na noite dessa quinta feira, 24 de maio, vários relatos a respeito de um grande bólido explodindo sobre o estado de São Paulo.

As estações da BRAMON RCP1/SP em Nhandeara administrada pelo Renato Poltronieri, a IDS2/MG em Patos de Minas administrada pelo Ivan Soares e a BGS1/SP em Jaguariuna administrada pelo Bruno Guitti registaram directamente o bólido.

Outras 3 estações registam também o clarão gerado pela passagem atmosférica do meteoro, a ACD1/SP em Rio Claro, administrada pelo António Duarte, a OCA3/SP em Bilac, administrada pelo Leonardo Amaral e a CAV1/SP em Batatais, administrada pelo Ricardo Cavallini.

Após a análise inicial do meteoro, concluímos que o objecto que gerou o meteoro visto em várias cidades do interior de São Paulo esta noite provavelmente tinha o tamanho de uma bola de gude, um pouco mais de 2 centímetros de diâmetro e 20 gramas de massa. Mas como pode um objecto tão pequeno causar essa enorme bola de fogo que assustou os paulistas essa noite?

Ocorre que o meteoro é nada mais é do que o fenómeno luminoso causado pela passagem de um fragmento rochoso em altíssima velocidade pela atmosfera. A atmosfera freia esse fragmento, e converte sua energia cinética em outras formas de energia das quais, percebemos apenas uma pequena parte dessa energia na forma de luz.


Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...