sábado, 9 de junho de 2018

Análogos da Terra? Investigadores descobrem 3 planetas novos do tamanho do nosso

Resultado de imagem para Análogos da Terra? Investigadores descobrem 3 planetas novos do tamanho do nosso

Os pesquisadores do Instituto de Astrofísica das Canárias e da Universidade de Oviedo, ambos na Espanha, apresentaram a 8 de junho a descoberta de dois novos sistemas planetários, um dos quais alberga três planetas do mesmo tamanho que a Terra, informa o portal Phys.org.

Os sistemas foram detectados a partir dos eclipses que produzem na luz emitida pelas estrelas ao redor das quais orbitam. As imagens dos eclipses foram captadas pela missão K2 do satélite Kepler da NASA.

O primeiro sistema exoplanetário orbita a estrela anã vermelha K2-239, situada na constelação de Sextante, a uns 160 anos-luz do Sol. O sistema tem pelo menos três planetas rochosos de tamanho similar ao da Terra (1,1, 1,0 e 1,1 raios da Terra) que orbitam a estrela cada 5,2, 7,8 e 10,1 dias, respectivamente.

O outro sistema orbita ao redor da estrela anã vermelha K2-240 e inclui duas "super terras que têm aproximadamente o dobro do tamanho do nosso planeta, comunica o portal.

Agora os cientistas planeiam estudar a composição dos planetas, bem como outras características físicas, tais como a massa e densidade. Além disso, eles assinalaram que a temperatura atmosférica desses planetas é em dezenas de graus Kelvin maior que a da Terra devido à forte radiação que recebem nas órbitas próximas das suas estrelas.

Fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...