segunda-feira, 4 de junho de 2018

Asteroide transforma-se numa bola de fogo no céu e cai em África

Resultado de imagem para Asteroide transforma-se numa bola de fogo no céu e cai em África

O asteroide 2018 LA foi reportado sobre o território de Botsuana a uma velocidade de 17 km/s. Este é o terceiro corpo celeste que se aproxima da Terra e a ser descoberto antes da colisão.

O asteroide foi descoberto pela NASA, no fim de maio, horas antes de colidir com a Terra. Os especialistas previram que seu tamanho, 2 metros de comprimento, desintegraria durante sua entrada na atmosfera.

Designado como 2018 LA, este corpo celeste foi detectado a 2 de junho no projecto Catalina Sky Survey no Arizona, EUA. Quando foi detectado pela primeira vez, o asteroide estava tão longe como a órbita da Lua, embora a inexistência de dados de monitorização impedisse prever com precisão a sua queda na Terra. Mesmo assim, foram calculadas possíveis localizações, do sul de África a Papua-Nova Guiné, de acordo com o Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA.

Finalmente, o asteroide foi relatado sobre o território africano, perto do Botsuana, a uma velocidade de 17 km/s, e desintegrou-se na atmosfera provocando uma bola brilhante de fogo que iluminou o céu. O evento natural foi presenciado por várias testemunhas e por algumas câmaras de segurança.

Além disso, pela segunda vez foi possível prever que um corpo celeste cairia no planeta muito antes de sua queda de facto, explica Paul Chodas, director do Centro de Estudos de Objectos Próximos à Terra.

Lindley Johnson, pertencente ao mesmo programa, destacou que o 2018 LA era "menor" do que normalmente, contudo, isto permitiu que sua equipe exercesse suas capacidades e adquirisse certa confiança de que seus modelos de precisão "são adequados para responder ao potencial impacto de um corpo celeste maior".


Fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...