segunda-feira, 11 de junho de 2018

Índia descobriu um incrível planeta onde um ano dura apenas 19,5 dias

Resultado de imagem para Índia descobriu um incrível planeta onde um ano dura apenas 19,5 dias

Numa descoberta fantástica, cientistas indianos descobriram um exoplaneta sub-Saturno orbitando uma estrela parecida com o Sol a cerca de 600 anos-luz de distância.

O planeta foi nomeado EPIC 211945201b ou K2-236b e é grande – cerca de 27 vezes mais maciço que a Terra. A descoberta permite juntar a Índia a um pequeno grupo de países que descobriram um planeta fora do nosso Sistema Solar.

Os exoplanetas em si não são tão raros nos dias de hoje – já foram conhecidos e confirmada a existência de 3786 destes exoplanetas. Mas a grande maioria (~ 2600) foi localizada e depois confirmada como planetas pelo telescópio espacial Kepler da NASA.

Este último planeta também foi visto pela primeira vez e listado como um planeta candidato pelo Kepler, mas foi uma equipa de cientistas indianos que confirmou que era um planeta, em vez de um simples cometa ou outro objeto astronómico – que é a parte complicada.

Resultado de imagem para Índia descobriu um incrível planeta onde um ano dura apenas 19,5 dias

Esta descoberta está ao cargo da equipa liderada por Abhijit Chakraborty, do Laboratório de Pesquisa Física (PRL), Ahmedabad. Estes astrónomos passaram um ano e meio no Observatório Gurushikhar da PRL em Mount Abu, Índia, a estudar as alterações na luz vindas da estrela hospedeira do planeta, EPIC 211945201 ou K2-236, e a realizar uma confirmação independente da sua massa.

Relatamos aqui fortes evidências de um sub-Saturno em torno do EPIC 211945201 e confirmamos a sua natureza planetária.

Relatou a equipa no Astronomical Journal da American Astronomical Society.

Enquanto o planeta orbita uma estrela parecida com o Sol, ela está aproximadamente sete vezes mais próxima da sua estrela do que a da Terra, o que significa que a temperatura pode estar em torno de 600 graus Celsius e provavelmente muito quente e seca para suportar vida.

Aqui está o que sabemos até agora:
  • A massa do EPIC 211945201b é cerca de 27 vezes a massa da Terra e estima-se que seja cerca de seis vezes maior em raio.
  • O planeta orbita uma estrela parecida com o Sol a 600 anos-luz de distância.
  • Estima-se que esteja mais de sete vezes mais próxima da sua estrela do que nós, o que significa que um ano dura apenas cerca de 19,5 dias.
  • Isso também significa que a temperatura da superfície do planeta é de aproximadamente 600 graus Celsius.
É importante ressaltar que essa descoberta poderia ajudar os cientistas a entender como esses tipos de planetas se formam tão próximos da sua estrela hospedeira.

Além disso, isto mostra que a Índia tem agora a tecnologia e o conhecimento para confirmar os exoplanetas por conta própria.

A Organização de Investigação Espacial Indiana (ISRO) deu grandes passos nos últimos anos, estabelecendo novos recordes para lançamentos de satélites e colocando uma sonda em órbita ao redor de Marte – tudo por preços incrivelmente eficientes.

Obviamente, quando se trata do espaço, não importa quem está a fazer a investigação. Mas ter mais mentes e telescópios a procurar por sinais da vida extraterrestre ou mesmo futuros lares para a humanidade nunca é uma coisa negativa.

A confirmação do planeta foi publicada no The Astronomical Journal e poderá ser lida integralmente no arXiv.org.

Fonte: Pplware

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...