quarta-feira, 27 de junho de 2018

Nave japonesa perto de asteroide para estudar a origem da vida

Resultado de imagem para Ryugu

A nave espacial japonesa Hayabusa2 chegou hoje às proximidades de um asteroide, depois de uma viagem de 3,2 mil milhões de quilómetros, para recolher informações sobre o nascimento do sistema solar e a origem da vida.

Após mais de três anos em viagem, a nave Hayabusa2 estabilizou-se às 09:35 locais (01:35 em Lisboa), a 20 quilómetros do asteroide Ryugu, localizado a cerca de 280 milhões de quilómetros da Terra, anunciou a agência espacial japonesa (JAXA).

À semelhança da primeira missão Hayabusa, realizada no asteroide Itokawa, o objetivo é analisar a poeira do corpo celeste rochoso - que apresenta carbono e água - e tentar compreender que materiais orgânicos estavam presentes na origem do sistema solar.

De acordo com a agência nipónica, esta análise servirá "para melhor compreender a formação do sistema solar e o surgimento da vida na Terra".

O regresso desta nave espacial à Terra está previsto para 2020.

Hayabusa2 deixará no Ryugu um robô denominado Minerva2 e um analisador autónomo denominado Mascot, concebido pelo centro francês de estudos espaciais (CNES) e o seu homólogo alemão (DLR).

Porque é que é importante

Os cientistas estudam os asteroides para obterem informações sobre a origem e evolução do sistema solar. Os asteroides são, basicamente, restos do "material usado na construção" do sistema solar há 4,6 mil milhões de anos, explica a BBC.

Os cientistas pensam que os asteroides podem conter compostos químicos que terão sido importantes para a formação da vida na Terra. Contêm água, compostos orgânicos ricos em carbono e metais preciosos

Um diamante, um dumpling ou mesmo um pião

Inicialmente os cientistas estavam convencidos que Ryugu teria a forma de um dumpling, mas depois de novos estudos parecem agora mais inclinados para dizer que o asteroide terá a forma de um diamante. Mas as opiniões divergem e, segundo a BBC, outros peritos acham que poderá parecer-se com um pião.


Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...