segunda-feira, 18 de junho de 2018

O maior órgão de tubos do mundo? Chama-se Cotopaxi. É um vulcão

Resultado de imagem para O maior órgão de tubos do mundo? Chama-se Cotopaxi. É um vulcão

Sim, os vulcões também fazem música, e ela pode ajudar a monitorizar a sua atividade e a perceber quando as erupções estão prestes a acontecer, dizem os cientistas

A 90 quilómetros de Quito, a capital do Equador, e muito mais perto de outras pequenas cidades, o Cotopaxi é uma maravilha da natureza... e um risco permanente para as populações. Adormecido durante quase todo o século XX, despertou em 2015, e fez uma pequena demonstração das suas potencialidades. A erupção foi monitorizada por vulcanólogos do país e internacionais e no rescaldo do sobressalto, cujas cinzas chegaram à capital, revelou um dos seus segredos: uma onda sonora, que se assemelha a uma respiração profunda, como o som grave de um órgão de tubos.

É isso mesmo que lhe chama o vulcanólogo Jeff Johnson, da Universidade de Boise State, nos Estados Unidos, e o coordenador do estudopublicado na Geophysical Research Letters que dá conta da "melodiosa" descoberta e das suas possibilidades para a ciência. "É o maior órgão de tubos que já encontrámos", garante Johnson.

Maior, mesmo. De acordo com as medições feitas pela equipa após a erupção de 2015, o solo no interior da cratera do Cotopaxi afundou-se durante esse episódio eruptivo e o seu tubo interno, que tem uns imensos cem metros de diâmetro, passou a cair a pique até à profundidade de 300 metros.

Foi nessa altura, ao fazer o registo do que estava a acontecer no interior da cratera, que os cientistas deram com aquele infrassom (inaudível ao ouvido humano), correspondente a uma onda sonora, que ficou gravada nos instrumentos de observação, com a forma um pouco bizarra de um parafuso. Por isso a equipa de Jeff Johnson lhe chamou isso mesmo, tornillo, ou seja, parafuso, em espanhol.

Resultado de imagem para O maior órgão de tubos do mundo? Chama-se Cotopaxi. É um vulcão
A onda sonoro em forma de parafuso
JEFF JOHNSON

O vulcanólogo compara a onda sonora "à porta de um saloon, que alguém empurrou, e que ficou ali a andar para trás e para diante, até acabar por se deter". Um sinal "de grande beleza", diz Johnson, sublinhando que "é extraordinário que a natureza possa produzir este tipo de oscilação".

A melodia do Cotopaxi, que a cada "respiração" se prolongava por 90 segundos naquele seu formato muito geométrico e certinho, "ressoou" uma vez por dia, todos os dias, no interior da cratera durante todo o primeiro semestre de 2016, após a pequena erupção do ano anterior. Depois disso, o vulcão calou-se, e assim tem estado desde então.

O que esteve na origem da "música" do Cotopaxi? Os cientistas não têm a certeza, a não ser que ela teve diretamente a ver com a atividade do vulcão. Mas suspeitam que uma de duas coisas terá escrito aquela "partitura": parte do chão da cratera poderia estar a colapsar nessa altura, o que pode acontecer quando o magma se move sob o vulcão, ou então havia uma explosão em marcha no fundo da cratera. Uma coisa é certa, a cratera do Cotopaxi mudou de formato durante esse período e, portanto, as duas coisas estiveram ligadas, segundo os vulcanólogos.

Dito de outra forma, isto mostra que a geometria das crateras vulcânicas influencia de forma direta a música própria de cada vulcão, e compreender a "assinatura vocal" de cada estrutura vulcânica pode dar pistas para compreender melhor cada uma delas, bem como a sua atividade, dizem os autores. Recomendam por isso, no artigo, que esses sinais sejam também cuidadosamente monitorizados para se estimar com maior aproximação a possibilidade de ocorrência de erupções vulcânicas.

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...