domingo, 8 de julho de 2018

Encontrado na Galiza submarino nazi desaparecido há 75 anos

Resultado de imagem para U-966 Gut Holz

Depois de muitos anos de busca, um grupo de mergulhadores encontrou finalmente os restos de um submarino nazi da Segunda Guerra Mundial. A embarcação foi encontrada na costa da Galiza, no noroeste da Espanha.

O submarino U-966 Gut Holz, que significa literalmente “boa madeira”, afundou-se em novembro de 1943 durante um ataque aéreo das forças aliadas.

A 10 de novembro de 1943, a marinha americana e a força aérea britânica atacaram o U-966 Gut Holz durante todo o dia. Os alemães defenderam-se e derrubaram um avião britânico. Porém, depois de conseguir escapar por algum tempo, o submarino alemão foi atingido por um bombardeiro da força aérea britânica.

A embarcação, que tinha quase 70 metros de comprimento, ficou seriamente danificada no bombardeamento. A tripulação alemã instalou então bombas-relógio e abandonou o submarino para que se afundasse. Oito tripulantes alemães morreram na operação. Outras 52 pessoas, o resto da tripulação, conseguiu chegar a terra firme.

Quase 75 anos depois, mergulhadores espanhóis encontraram os restos da embarcação alemã, a cerca de 25 metros de profundidade, próximo de uma área conhecida como Estaca de Bares. Segundo a imprensa local, os mergulhadores encontraram peças soltas e o que seria um pedaço do casco.

Depois de vários anos de busca, numa zona de acesso muito difícil por causa das condições marítimas, do clima e do solo rochoso, três mergulhadores espanhóis conseguiram avistar pela primeira vez os restos do submarino perdido.

“Os alemães afundaram o submarino porque estavam desesperados, sabiam que tinham as horas contadas. Os aviões dos Aliados estavam a atacar de todos os lados. Foi uma situação de emergência”, explicou Yago Abilleira, mergulhador e pesquisador de história naval, ao jornal La Voz de Galicia.

Abilleira explica que os restos do submarino estão totalmente dispersos por causa das explosões e da acção do mar. Antes de ser abatido, o U-966 voltava de uma operação na costa dos Estados Unidos, quando foi detectado pelas forças aliadas.

Esse tipo de submarino infligiu enormes danos às forças de combate aliadas durante a guerra, atacando comboios de suprimentos e navios. O Gut Holz era praticamente novo quando se afundou: tinha sido inaugurado nesse mesmo ano de 1943, e foi utilizado durante apenas 10 meses.

Na altura, a Espanha era uma ditadura comandada pelo general Francisco Franco. Oficialmente, o país manteve-se neutro na guerra, mas ofereceu ajuda à Alemanha nazi de várias formas. Essa relação de amizade permitiu que a tripulação alemã que sobreviveu ao naufrágio do U-966 regressasse com vida ao país natal.

De acordo com uma página alemã de história naval, a ubootarchiv.de, três barcos pesqueiros locais resgataram os 44 membros da tripulação, que se mantiveram a salvo na costa da Galiza. O site revela que o comandante do submarino, Eckehard Wolf, voltou para a Alemanha um ano mais tarde, em novembro de 1944, com um nome falso.

Fonte: ZAP 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...