terça-feira, 3 de julho de 2018

ShareX – a solução gratuita para o fim da Ferramenta de Recorte

Resultado de imagem para ShareX

Surgiu recentemente a notícia de que a Microsoft vai abandonar a sua Ferramenta de Recorte. Esta é bastante limitada ao nível de funcionalidades e sabe-se que existirá uma versão melhorada desta ferramenta, o Screen Sketch, mas ainda deverá demorar a chegar.

Até lá, existem softwares gratuitos que superam em larga escala as funcionalidades da Ferramenta de Recorte. Conheça o Share X.

A ShareX apresenta-se como uma ferramenta de captura de ecrã, partilha de ficheiros e de produtividade, e depois de a instalarmos é percetível a sua potencialidade.

Share X é uma solução gratuita de código aberto que permite capturar ou gravar qualquer área do ecrã e partilhá-la de forma muito rápida. Também permite enviar imagens, texto ou outros tipos de arquivos para mais de 80 destinos suportados à medida das necessidades do utilizador. Não ocupa muito espaço no sistema e também é isenta de publicidade.

A captura

A funcionalidade principal do ShareX é a captura de ecrã e é neste ponto que surge como um substituto mais que perfeito da Ferramenta de Recorte da Microsoft que é francamente mais limitada.

Ferramenta de Recorte – Modos de Captura

Contra quatro modos de captura, o ShareX conta com 13 modos que ainda podem ser configurados. Por exemplo, em Window, não é necessário ter que ter a janela que pretende capturar em primeiro plano. Ele deteta as janelas abertas e é só escolher a pretendida.
  1. Fullscreen
  2. Window
  3. Active monitor
  4. Region
  5. Region (Light)
  6. Region (Transparent)
  7. Last region
  8. Screen recording
  9. Screen recording (GIF)
  10. Scrolling capture
  11. Webpage capture
  12. Text capture (OCR)
  13. Auto capture
Depois de capturar a imagem existe uma série de tarefas que podem ser executadas, como fazer edições à imagem, adicionar marca de água ou outros efeitos, imprimir a imagem, guardá-la para o clipboard. Se estivermos perante um código QR é possível lê-lo, deteta texto, é possível escolher a pasta para onde se pretende guardar a imagem e muitas outras opções.

Além da captura

O ShareX está associado a uma série de serviços online para onde podem ser enviadas imagens, textos ou pastas de forma automática. Imgur, Flickr, Google Photos, Twitter, Dropbox, FTP, OneDrive, Google Drive e Mega, são apenas alguns dos exemplos dos vários serviços associados.

Há ainda a possibilidade de associar um ou mais serviços de URL shorteners, como o Bit.ly, tinyurl.com ou vurl.com.

ShareX foi uma ferramenta sugerida pelo nosso leitor Spoky, a quem deixamos o nosso agradecimento.


Fonte: Pplware

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...