terça-feira, 16 de outubro de 2018

Mudanças climáticas podem provocar escassez da cerveja


Investigação revela riscos para produção de cevada, um dos ingredientes mais usados no fabrico da bebida.

Uma nova investigação revela mais um efeito nefasto do aquecimento global, que pode pôr em perigo hábitos de consumo milenares. O estudo sugere que, num futuro próximo, deverá existir menos cerveja e a que existe ficará mais cara devido aos efeitos das mudanças climáticas. 

Fenómenos como ondas de calor extremo e secas põem em risco a produção e a colheita global de cevada, uma das principais matérias-primas usadas para fabricar a bebida. O estudo envolveu investigadores de várias universidades para analisar modelos climáticos e examinar como as plantações de cevada deverão ser afetadas nos próximos 80 anos. 

Em seguida, modelos económicos foram usados para estimar o impacto no abastecimento e no preço da cerveja, segundo avança o jornal The Guardian. Os testes descobriram que o consumo da bebida deve cair cerca de um terço na Irlanda, Bélgica e República Checa. 

Mesmo no melhor cenário climático possível, em que as emissões de CO2 responsáveis pelo aquecimento global são cortadas em grande escala e muito rapidamente, ainda haverá queda de produção entre 9 e 13 por cento da produção de cerveja nestes países, tradicionalmente dos maiores mercados de consumo da bebida. 

A escassez fará o preço da cerveja subir, avançam os pesquisadores. Os mais atingidos serão os consumidores da Polónia, com o aumento de cinco vezes o preço atual. Na Irlanda, Bélgica e República Checa, os valores pagos pela bebida devem duplicar. Apenas um sexto da cevada produzida no mundo é utilizada para a produção de cerveja, dado que a maior parte da colheita se destina à alimentação de animais. 

No entanto, em situações que a produção diminui, a alimentação é prioridade e a quantidade de cevada disponível para a fabricação de cerveja diminui, o que faz com que os preços subam.

Os especialistas explicam ainda que usar outros géneros de grãos (como trigo ou milho) para fabricar cerveja não é uma opção, pois todas as plantações serão afetadas da mesma forma pelas mudanças climáticas. Além da cerveja, produtos como chocolate, café e chá também deverão ficar mais caros pelos mesmos motivos.

Fonte: CM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...