sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Super flares de jovens estrelas anãs vermelhas planetas imperiais


Explosões energéticas podem remover atmosferas dos planetas

O termo "HAZMAT" conota perigo. Neste caso, é numa escala cósmica, onde explosões violentas de gás fervente de pequenas estrelas jovens podem tornar planetas inteiros inabitáveis. 

O Telescópio Espacial Hubble da NASA está observando tais estrelas através de um grande programa chamado HAZMAT - Zonas Habilitadas e M Actividade Anã ao Longo do Tempo. 

Este é um levantamento ultravioleta de anãs vermelhas - referido como "M anões" em círculos astronómicos - em três idades diferentes: jovem, intermediário e velho.

Aproximadamente três quartos das estrelas da nossa galáxia são anãs vermelhas. A maioria dos planetas da "zona habitável" da galáxia orbitam essas pequenas estrelas. 

Mas jovens anãs vermelhas são estrelas activas, produzindo explosões ultravioletas que expledem plasma de milhões de graus com uma intensidade que poderia influenciar a química atmosférica e, possivelmente, remover as atmosferas desses planetas iniciantes. 

A equipe da HAZMAT descobriu que as chamas das anãs vermelhas mais jovens que eles pesquisaram - cerca de 40 milhões de anos - são 100 a 1000 vezes mais energéticas do que quando as estrelas são mais velhas. 

Esta é a idade em que os planetas terrestres estão se formando ao redor de suas estrelas. 

Os cientistas também detectaram uma das explosões estelares mais intensas já observadas na luz ultravioleta. 

Chamada de "Hazflare", este evento foi mais enérgico do que o mais poderoso flare deo nosso Sol já registado.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...