terça-feira, 16 de agosto de 2022

É possível construir estruturas com o “poder” das ondas ultrassónicas? Veja o vídeo


A LeviPrint gera um campo de ondas ultrassónicas, sendo capaz de fazer levitar um vasto conjunto de pequenos componentes, posicionando-os em estruturas sem qualquer contacto físico.

Poderá a levitação acústica ser o futuro da construção? Um grupo de investigadores da Universidade Pública de Navarra, em Espanha, e da Universidade de São Paulo, no Brasil, acredita que sim e desenvolveu uma nova máquina, chamada LeviPrint, que usa o “poder” das ondas ultrassónicas para construir estruturas.

Os investigadores, que apresentaram as conclusões do seu estudo na conferência SIGGRAPH 2022, detalham que a LeviPrint gera um campo de ondas ultrassónicas, sendo capaz de fazer levitar um vasto conjunto de pequenos componentes, posicionando-os em estruturas sem qualquer contacto físico.


Como é possível ver no vídeo partilhado pelos investigadores, além de objetos sólidos, a LeviPrint consegue interagir com materiais líquidos, como adesivos para unir componentes. Além disso, através da máquina, é possível reposicionar elementos que estejam já no interior de estruturas.

É certo que, na sua atual fase de desenvolvimento a LeviPrint só tem capacidade para fazer construções de pequenas dimensões, no entanto, os especialistas esperam que, no futuro, a tecnologia poderá ser utilizada para complementar processos de construção e fabrico em múltiplas indústrias.

Os investigadores acreditam que a tecnologia poderá ser particularmente útil para a criação de equipamentos eletrónicos com incluem uma variedade de componentes mais sensíveis, assim como no desenvolvimento de estruturas que requerem a utilização de materiais cuja manipulação pode representar um risco para a saúde humana.

Fonte: SapoTek

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...