segunda-feira, 4 de junho de 2012

Nebulosa de Andrómeda e Via Láctea colidirão inevitavelmente

A Nebulosa de Andrómeda colidirá com nossa Galáxia dentro de 4 bilhões de anos. Ou, melhor dito, ambas fundir-se-ão. O Sistema Solar, se ele ainda existir até então, não sofrerá, embora, ao que tudo indica, seja lançado para a periferia da nova Galáxia. Esta conclusão foi tirada pelos astrônomos, após 8 anos de observação do movimento da Nebulosa de Andrómeda, mediante o telescópio Hubble. O respetivo informe foi feito num briefing da NASA.
Há já várias décadas que os astrônomos sabem que a Via Láctea e a Nebulosa de Andrómeda se aproximam, uma da outra, com uma velocidade de 110 km/seg. Porém, ninguém podia dizer se haverá uma fusão completa, uma colisão pela tangente ou se as duas galáxias passarão, sem colidir.
Mas, segundo os dados colhidos por Hubble, a colisão será inevitável. O processo de aproximação mútua levará 4 bilhões de anos e o de fusão completa, outros 2 bilhões de anos. Tudo indica que nesse momento (dentro de 6 bil hões de anos) o Sol ainda existirá mas já começará a transformar-se em anão vermelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...