Quando se fala sobre Supervulcões, normalmente fazemos associação com Yellowstone, que é o mais conhecido, inclusive usado no filme 2012.
Mas Yellowstone não é o único supervulcão conhecido; existem pelo menos outros 13 supervulcões, conforme a listagem abaixo.
Supervulcões conhecidos
Lago Toba - Indonésia
Caldera de Vilama - Argentina
Yellowstone - Estados Unidos
Long Valley - Estados Unidos
Valle Grande - Estados Unidos
Lake Taupo - Nova Zelândia
Laacher See (Lago Laach) - Alemanha
Aira - Japão
Trapas Sibérianas - Rússia
Campi Flegrei - Itália
La Garita - Estados Unidos
Mont Warning - Austrália
Crater Lake - Estados Unidos
Bennett Lake - Canadá
CALDEIRA DE VILAMA - ARGENTINA
A Caldera de Vilama é uma caldeira vulcânica formada durante um evento único que emitiu cerca de 2000 quilômetros cúbicos de material piroclástico há 8,4 milhões de anos, no segundo maior evento vulcânico conhecido da história.
A caldeira de Vilama na Argentina pode, de fato, ser apenas um dos vários supervulcões escondidos em um verdadeiro mega-vulcão chamado de "Complexo de Caldeiras Eduardo Avaroa" ou Complexo Vulcânico do Altiplano de Puna, localizado no inóspito Altiplano de Puna, próximo da fronteira tríplice da Argentina, Bolívia e Chile.
Entre as outras caldeiras na região que precisam ser estudadas em pormenor e que poderão ser 'supervulcões' estão Cerro Guacha, Coruto, Pastos Grandes, Capina, Panizos e La Pacana
É uma região muito pouco estudada porque é de difícil acesso, numa altitude muito elevada e com um clima extremamente seco. Porém, no campo das teorias, se todas essas caldeiras formarem um único megavulcão, o poder destrutivo delas ultrapassaria em muito o de Yellowstone.
O QUE PODERIA OCASIONAR A ERUPÇÃO DESSE MEGA VULCÃO?
Um terremoto de grande magnitude na falha entre a placa de Nazca e a placa Sulamericana, fazendo com que a placa de Nazca deslizasse por baixo da placa Sulamericana, poderia causar uma pressão interna no magma incandescente das caldeiras ocasionando uma explosão vulcânica. Essa área tem uma atividade sísmica bastante intensa.
Esse vídeo abaixo, infelizmente em inglês, dá boas explicações sobre esse complexo vulcânico tão pouco conhecido..
Fonte: Anti Nova Ordem Mundial
Itália: Perfuração de 3000 metros para estudar supervulcão em Nápoles
Depois de ter assumido a presidência da câmara de Nápoles, Luigi De Magistris autorizou que fossem retomadas as perfurações para o estudo da atividade vulcânica em Campi Flegrei interrompidas em 2010.
Campi Flegrei é um supervulcão localizado na comuna napolitana de Pozzuoli onde vive cerca de um milhão de pessoas.
Comparado com o Vesúvio, que destruiu Herculano e Pompeia no ano 79 da nossa era, Campi Flegrei é ainda mais poderoso embora as hipóteses de entrar em atividade serem bastante remotas.
Apesar de alguns cientistas temerem que as perfurações, de 500 e 3000 metros de profundidade, possam causar erupções e terremotos, Giuseppe De Natale, o responsável do projeto e do Observatório do Vesúvio, garante que não há qualquer perigo para a população.
Sigam-nos:
No YouTube: http://bit.ly/zYBTAR
No Facebook: http://www.facebook.com/euronews.fans
No Twitter: http://twitter.com/euronewspt
Fonte: Youtube
Sem comentários:
Enviar um comentário