© REUTERS Mario Anzuoni
Os bancos americanos equipam os carros comprados a crédito com o botão da morte ". Isso permite que seus funcionários podem bloquear remotamente a ignição dos veículos de clientes que não conseguem pagar as prestações.
De acordo com o " The New York Times ", o novo dispositivo já está instalado em cerca de dois milhões de carros nos Estados Unidos em caso de pagamento de prestações atrasadas o sensor dá sinal de luz e som para lembrar o seu proprietário a necessidade de pagar dívida.
Se o devedor não responde, o credor pode desligar remotamente o motor de seu carro e evitar que ele volte novamente a ligar.
No entanto, a legalidade da instalação de tais sistemas é questionável, pois o bloqueio pode ocorrer durante o movimento e criar uma situação de emergência na estrada.
Além disso, em vários casos, o motor foi desligado quando o motorista apressadamente transportava um paciente ao hospital.
Enquanto isso, os criadores do bloqueio remoto iMetrik Company, um dos fornecedores de sistemas controversos afirmam que os seus dispositivos com um valor cerca de 100 dólares podem desativar apenas a ignição dos veículos.
Os designers descartam também que alguns dispositivos vêm com módulos GPS que permitem rastrear a localização do carro para bloquear o motor em áreas seguras.
Note-se que para as pessoas com um histórico de crédito mau, a instalação de consentimento bloqueio é a única forma de comprar um carro a prestações.
De acordo com a Forbes Magazine, um quarto de carros de crédito obtido pelos norte-americanos em 2013 foram classificados como "empréstimo de alto risco", porque seus proprietários tinham empréstimos previamente por terminar.
Fonte: RT
Sem comentários:
Enviar um comentário