quarta-feira, 8 de novembro de 2017

China planeia dominar espaço em breve - avião rumo à órbita terrestre


A realização deste projecto sem precedentes pressupõe um maior avanço tecnológico da China na esfera espacial. Além disso, algumas de suas características superarão as capacidades tecnológicas da NASA.

Recentemente, a Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China revelou seus planos para lançar uma nave espacial reutilizável em 2020, informa a agência chinesa Xinhua.

Desta maneira, se confirmaram os rumores que durante anos circularam sobre a elaboração de um "avião espacial", explica o portal Ars Technica.

Trata-se de um avanço importante para o programa espacial da China, pois a maior parte da tecnologia que este país aplicava nesta área durante décadas era derivada de naves elaboradas pela Rússia e EUA.

'Avião' em órbita planetária

A nova tecnologia chinesa para transporte de pessoas e cargas em órbita terrestre é significativamente diferente daquela que se usa hoje, ou seja, naves espaciais e foguetes que carregam cápsulas para a tripulação espacial podem ser reutilizados após seu regresso do espaço, indica o portal.

Assim, a nave chinesa permitirá viajar ao espaço de modo semelhante a um avião tradicional. Este "avião espacial" será capaz de descolar de uma pista e, ao atingir a altitude necessária, activar seu motor a jacto para deixar a atmosfera terrestre e colocar-se em órbita.

Espaço mais acessível

Espera-se que a nova nave espacial chinesa será mais barata a sua produção e mais fácil de manter. Estes factores permitirão aumentar o número de voos espaciais, criando assim novas oportunidades para aqueles que querem viajar para o espaço, indicou o investigador da corporação Chen Hongbo, citado por Xinhuanet.

O maior problema deste projecto é que o veículo requer reformas muito caras tanto da nave como dos motores que lhe permitem colocar-se em órbita, destaca Ars Tecnica.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...