quinta-feira, 30 de agosto de 2018

'Monstruosa galáxia' de biliões de anos surge completamente descontrolada


Astrónomos de um projecto internacional captaram a imagem nítida de uma "monstruosa galáxia" que dá origens a novas estrelas mil vezes mais rápido do que a Via Láctea e que, em teoria, deveria ter desaparecido há biliões de anos, relata um estudo publicado na revista Nature.

Uma equipe internacional informou que essa formação estelar descontrolada, denominada COSMOS-AzTEC-1, está a cerca de 12,4 biliões de anos-luz da Terra. 

As recentes imagens revelam que a AzTEC-1 não é apenas um monstro formador de estrelas, mas também uma galáxia com uma ordem distinta e incomum. 

Imagens da galáxia COSMOS-AzTEC- 1 tiradas com o telescópio ALMA

Além disso, os pesquisadores descobriram que a AzTEC-1 é um disco com três núcleos ou duas nuvens de estrelas distintas e adicionais que orbitam a muitos anos-luz de distância do maior aglomerado existente em seu centro. E, ao contrário da maioria das galáxias modernas, é instável. 

Por outro lado, segundo os cientistas, o grande peso da galáxia, a partir de sua enorme nuvem de gases, exerce tanta pressão para o interior, sobre o corpo do monstro, que a pressão externa da rotação não pode ser compensada. Assim o colapso gravitacional resultante leva à rápida formação de estrelas. 

Por enquanto, os cientistas não conseguem explicar a formação dessa grande nuvem de gás.

Fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...