segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Google e Harvard desenvolveram IA que prevê réplicas de tremores de terra


Através de deep learning, os investigadores treinaram uma rede neural para prever onde as réplicas de tremores de terra podem acontecer.

Fenómenos da natureza como tremores de terra são praticamente impossíveis de antecipar e quando decorrem em zonas urbanas e populacionais originam estragos de grandes proporções, para além das vítimas mortais. As réplicas consequentes podem estender-se por semanas e meses, e podem ter igualmente efeitos devastadores. Nesse sentido, para minimizar os efeitos causados pelas réplicas, a Google e a Universidade de Harvard criaram um modelo de deep learning para tentar antecipar onde vai decorrer o próximo tremor.

O estudo, publicado na Nature, explica que os investigadores treinaram uma rede neural com mais de 131.000 tremores de terra e respetivas réplicas, selecionando depois 30 mil pares não relacionados para os testes. Ficou demonstrado no estudo que o sistema de inteligência artificial foi mais assertivo a detetar as localizações das réplicas que o modelo de previsão atual “Coulomb stress transfer”.

Os cientistas referem que é necessário saber três coisas sobre os tremores de terra: quando e onde vão decorrer e a sua extensão. A rede neural conseguiu gerar uma métrica efetiva de predição que não era muito popular na ciência dos tremores de terra. Antes, utilizava-se leis empíricas para prever quando ocorria e o seu tamanho, e agora, a IA permite perceber onde vai efetivamente decorrer.

Um dos autores do estudo, Phoebe DeVries, referiu ao ScienceDaily que o sistema de machine learning tem muito potencial neste tipo de problemas. “Fazer previsões sobre réplicas, em particular, é um desafio aos modelos de machine learning porque existem muitos fenómenos físicos que podem influenciar o comportamento dos tremores de terra”. Os investigadores chegaram à conclusão de que o padrão das réplicas de um tremor de terra era fisicamente interpretável, mas as previsões geradas pelo sistema de machine learning sobre os locais onde decorrem poderão ajudar a monitorizá-las durante o seu ciclo sísmico.

O investigador afirmou também que estão apenas a dar os primeiros passos na ciência do que pode ser feito na previsão de tremores de terra. Para já, o sistema ainda é impreciso, e será necessário um maior desenvolvimento para ser utilizado oficialmente. Mas os investigadores estão muito confiantes das suas descobertas até agora.

Fonte: SapoTek

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...