quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Há 4.000 anos, os nómadas divertiam-se com jogos de tabuleiro esculpidos na terra


Um padrão de pequenos buracos no chão de um antigo abrigo de rochas do Azerbaijão mostra que um dos jogos de tabuleiro mais antigos do mundo foi jogado por pastores nómadas há quatro mil anos.

Walter Crist, investigador do Museu Americano de História Natural de Nova York, visitou o abrigo de rochas num parque nacional do Azerbaijão no ano passado, à procura de vestígios do antigo jogo, agora conhecido como “58 Buracos”.

O jogo também é chamado de “Hounds and Jackals”. O arqueólogo britânico Howard Carter encontrou um jogo com peças semelhantes aos animais no túmulo do antigo faraó egípcio Amenemhat IV, que viveu no século XVIII a.C.

O padrão distintivo de buracos redondos marcados na rocha do abrigo no Azerbaijão veio deste mesmo jogo, segundo Crist. Mas a versão do Azerbaijão pode ser ainda mais antigado que o conjunto de jogos encontrado no túmulo do faraó.

Evidências de desenhos de rochas perto deste abrigo sugeriram que datava do segundo milénio a.C., ou cerca de quatro mil anos atrás, quando a parte do Azerbaijão foi povoada por pastores de gado nómadas.

Naquela época, o jogo era generalizado em todo o antigo Médio Oriente, incluindo Egito, Mesopotâmia e Anatólia. “De repente aparece em todos os lugares ao mesmo tempo”, disse Crist. “Neste momento, o mais antigo é do Egito“.

Crist estava à procura dos restos de outra cópia do jogo que tinha visto numa fotografia numa revista do Azerbaijão. Mas depois de lá chegar, descobriu que um novo conjunto habitacional tinha enterrado o sítio arqueológico. Então, decidiu investigar outros sítios no Azerbaijão, o que o levou à Paisagem Cultural de Arte Rupestre do Gobustão, que é famosa pelas suas esculturas rupestres e desenhos antigos.

Arqueólogos no parque sabiam dos buracos no abrigo rochoso, mas não que tinham sido usados ​​como jogo de tabuleiro. Os buracos são cortados na rocha do abrigo num padrão distinto que mostra como foram usados.

“São duas linhas no meio e buracos que se curvam do lado de fora, e são sempre os quinto, décimo, décimo quinto e vigésimo buracos marcados de alguma forma”, disse Crist sobre o padrão cortado no abrigo rochoso. “O buraco no topo é um pouco maior que os outros, sendo normalmente pensado como objetivo ou ponto final do jogo“.

Os jogadores podem ter usado dados ou lançado bastões, mas até agora, nenhum dado foi encontrado.

O jogo é antigo, mas não é o mais antigo já encontrado: o Jogo Real de Ur, que data do terceiro milénio a.C, é mais antigo. Crist também estudou os antigos jogos de tabuleiro egípcio de Senet e Mehen, que surgiram por volta de 3000 a.C.

Segundo o investigador, os jogos antigos numa área ampla mostram que os nossos antepassados conseguiam cruzar fronteiras culturais. “As pessoas usaram os jogos para interagir uns com os outros”, disse. Os jogos eram “algo exclusivamente humano. Mover pedras em espaços vazios no chão não tem nenhum efeito real na vida diária, exceto pelo facto de ajudar a interagir com outra pessoa”.

“Então, um jogo é uma ferramenta de interação, um tipo de linguagem – uma forma partilhada de interagir com as pessoas”, disse Crist.

As descobertas foram apresentadas no encontro anual da American Schools of Oriental Research, em Denver, em novembro.

Fonte: ZAP 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...