segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Uma sonda da NASA encontra água num asteróide


A descoberta representa "a possibilidade de que os asteróides forneçam aos astronautas recursos como combustível e água em futuras missões no sistema solar", dizem especialistas.

A sonda OSIRIS-REx da NASA encontrou fortes evidências espectrais da presença de água nas rochas do asteróide de Bennu. Os membros da equipe da missão, liderada pela Universidade do Arizona (EUA), apresentaram a descoberta na reunião anual da União Geofísica Americana em Washington a 10 de dezembro.

O OSIRIS-REx foi lançado em setembro de 2016 com o objectivo de trazer à Terra uma amostra de materiais de superfície de Bennu. De agosto a dezembro deste ano, a sonda espacial viajou os últimos 2,2 milhões de quilómetros de sua viagem para finalmente chegar a uma distância de 19 quilómetros do asteroide a 3 de dezembro.

Os dados obtidos pelos espectrómetros da sonda revelam a presença de moléculas que contêm oxigénio e átomos de hidrogénio ligados entre si, conhecidos como 'hidroxila'.

A equipe sugere que os hidroxilos existem universalmente nos minerais de argila Bennu que contêm água, o que significa que o material rochoso deste asteróide interagiu com a água em algum momento . Embora Bennu seja pequeno demais para conter água líquida, a descoberta indica que em algum momento havia água líquida em seu "corpo-pai", um asteróide muito maior do qual ele caiu.

Ellen Howell, um membro da análise espectral da missão, disse que "este achado pode fornecer um elo importante entre o que acreditamos aconteceu no espaço com asteróides como Bennu e o que vemos em meteoritos que os cientistas estudam em laboratório ", analisa EurekAlert .

"O que costumava ser ficção científica é agora uma realidade ", disse o presidente da Universidade do Arizona, Robert C. Robbins. "Nosso trabalho no Bennu leva-nos a um passo mais perto da possibilidade de que asteróides fornecerem recursos de combustível e água a astronautas em futuras missões no sistema solar."

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...