sábado, 21 de setembro de 2019

Cientistas detectam estrelas que podem lançar luz sobre 'megaestrutura alienígena'


A descoberta pode nos ajudar a entender o mistério do escurecimento e brilho incomum da estrela KIC 8462852, comummente conhecida como estrela de Tabby.

O astrofísico Edward Schmidt, da Universidade de Nebraska-Lincoln, encontrou recentemente estrelas que mostram o mesmo comportamento estranho que a estrela de Tabby.

O que não é habitual nessas estrelas é que sua luz muda frequentemente de intensidade, ora cintilam, ora escurecem. Além disso, esse comportamento não tem nenhum padrão. Quinze das 21 estrelas recentemente descobertas têm luz com o mesmo ritmo de cintilação que a estrela de Tabby, enquanto seis outras são mais rápidas.

Os cientistas ainda não conseguem explicar essas flutuações incomuns. Alguns sugerem que tal comportamento pode ser originado por nuvens de poeira e gás. No entanto, eles não são capazes de explicar as fontes dessas nuvens.

O físico Freeman Dyson coloca a hipótese de a estrela ser cercada por uma mega estrutura alienígena, conhecida como esfera de Dyson. Essa mega estrutura funcionaria como um painel solar que alimenta civilizações alienígenas, similar ao jeito como nós tentamos nos aquecer ao colocar as mãos perto de uma fogueira.

"Tenho a intenção de tentar acompanhar estas estrelas com cintilação rápida. Seria interessante descobrir o que aconteceu em seu passado, o que pode ajudar a dar uma ideia melhor do que está acontecendo com essas estrelas", explica o cientista.

Edward Schmidt diz que sua descoberta ainda não está terminada e que a pesquisa nos catálogos de actividade das estrelas pode resultar no descobrimento de mais estrelas semelhantes à estrela de Tabby.

Fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...