sábado, 7 de dezembro de 2019

Cataratas de Vitória quase sem água devido à pior seca do século


Há décadas que milhões de turistas se deslocam ao Zimbabué e à Zâmbia, para ver as águas do rio Zambeze caírem de uma altura de mais de 100 metros. As Cataratas de Vitória são uma das maiores atrações turísticas do sul do continente africano.

No entanto, avança a Reuters, a pior seca dos últimos cem anos reduziu as Cataratas a um fio de água, alimentando os temores de que as mudanças climáticas possam acabar com o turismo na região.

E embora os caudais diminuam durante esta altura do ano, por ser uma estação seca, as autoridades alegam que os níveis da água nunca estiveram tão baixos como agora. “É um declínio sem precedentes”.


“Em anos anteriores, quando secam, não chegam a este extremo”, explicou à Reuters Dominic Nyambe, vendedor de recordações do lado zambiano das cataratas.

E lamenta: “Isto afeta-nos porque os clientes vêem na Internet que as cataratas estão secas. Já não temos tantos turistas”.

Enquanto os líderes mundiais debatem as alterações climáticas na Cimeira do Clima, África é um dos continentes onde os seus efeitos já se fazem mais notar, com os rios a secar e cerca de 45 milhões de pessoas a precisar de ajuda alimentar devido aos problemas nas colheitas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...