quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Novo objecto interestelar vindo em nossa direcção, desta vez estamos prontos!!!


Um astrónomo amador descobriu o segundo visitante conhecido do espaço exterior  do sistema solar. Ainda mais surpreendente, ele conseguiu identificá-lo na abordagem, o que significa que teremos tempo para estudá-lo.

Gennady Borisov, da Crimeia, localizou a rocha espacial interestelar a 30 de agosto. Agora, recebeu o nome oficial de C / 2019 Q4 (Borisov) pelo Minor Planet Center .
Felizmente, a rocha não apresenta risco de colidir com a Terra e fazer-nos seguir o caminho dos dinossauros.

O cometa tem o que é conhecido como "trajectória hiperbólica", o que significa que não foi interferido pela gravidade do nosso sol, o que sugere que ele se originou no espaço profundo, fora do nosso sistema solar.
A rocha é uma reminiscência de Oumuamua, o primeiro objecto interestelar que detectamos ao passar pelo nosso sistema solar, cumprimentando brevemente nosso sol antes de voltar a sair, gerando enorme excitação aqui na Terra.

Infelizmente, só localizamos Oumuamua depois que ele partiu, impedindo qualquer estudo ou análise aprofundada. 

Mas este cometa atingirá seu periélio, ou sobrevoo mais próximo do Sol, a 10 de dezembro, o que deve dar à comunidade científica tempo suficiente para estudá-lo, pelo menos parcialmente, e avaliar como é a vida fora do nosso sistema solar.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário